Topic outline

  • 36

    Atividade: #CesárioVerde#deambulações#espacio-literárias#nacidade#deLisboa#osentimentodumocidental#

    Objetivos: Observar virtualmente as características das funções urbanas através do percurso poético de Cesário Verde. Comparar a Cidade descrita no poema com a cidade atual. Analisar a obra poética de Cesário Verde integrando-o nas correntes literárias do Século XIX.

    Descrição: A proposta de hoje é percurso virtual desde Alfama (bairro Histórico de cultura popular de Lisboa) até ao Chiado (Centro Histórico e funcional) através da poesia de Cesário Verde, num verdadeiro quadro de realismo impressionista, para observar as funções centrais e o seu nível hierárquico, permitindo a comparação da cidade do Século XIX com a cidade atual, observada através do Google Earth.

    Ano de Escolaridade: 11º Ano

    Aprendizagens Essenciais: Geografia A Analisar padrões de distribuição espacial das diferentes áreas funcionais realçando as heterogeneidades funcionais e sociais no interior das cidades e suas áreas de expansão, sugerindo hipóteses explicativas. Comparar a evolução da organização interna da cidade com a evolução das acessibilidades e do uso e valor do solo, analisando informação de casos concretos, a diferentes escalas de análisePortuguêsContextualizar textos literários portugueses dos séculos XVII ao XIX de vários géneros em função de grandes marcos históricos e culturais. Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos. Debater, de forma fundamentada e sustentada, oralmente ou por escrito, pontos de vista fundamentados, suscitados pela leitura de textos e autores diferentes.

    Tarefas

    • Abrir o Ficheiro Kml no Google Earth e seguir passo a passo o percurso do Poeta, lendo o poema e analisando, nas hiperligações, o conteúdo espácio-literário, propostas.

    • Cada pessoa pode, a partir do Google Earth pode realizar o percurso ao mesmo tempo que analisa o poema

    • Abrir a vista de rua e para identificar as funções atuais e as características do espaço urbano descrito no poema.

    • Pode-se complementar a informação com pesquisa na Internet de pontos e marcos referidos pelo poeta.

    • Realizar um Debate sobre as interrelações entre as temáticas das disciplinas e as mais valias da análise interdisciplinar.


    Competências Gerais e Geográficas a desenvolver: Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas. Pensamento Crítico e Criativo

    Conceitos: Acessibilidade, Área funcional, Área metropolitana, CBD / Baixa, Centro urbano/cidade, Diferenciação funcional, Gentrificação / Nobilitação Urbana, Função rara/vulgar, Reabilitação urbana, Requalificação urbana, Renda locativa, Renovação urbana

    LISTA DE OBRAS E TEXTOS PARA EDUCAÇÃO LITERÁRIA – 11.º ANO - Cesário Verde Cânticos do Realismo (O Livro de Cesário Verde) (leitura integral de “O Sentimento dum Ocidental”)

    Recursos: Texto explicativo da atividade. Ficheiros Kml e Kmz para abrir no Google Earth. Ficha da Atividade (Poema, análise espacial e temporal e literária). Link para uma página onde consta o repositório das ligações: http://www.cfpor.pt/moodle30/course/view.php?id=62#section-0

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico e de análise literária, ...)

    Nota: O Importante será realizar o percurso no terreno, além do virtual, agora proposto. É possível também a Interdisciplinaridade com a Disciplina de História A, História e Cultura das Artes e Filosofia. 

    ©  Maria Helena Magro (análise espácio-temporal, percurso no Google Earth) e Paulo Santos (análise literária)


  • Dia 35

    Atividade: #Grelha de referência#

    Objetivos:  Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico;  “Afastar” a utilização de manual escolar; Participar em atividades divertidas e ganhar autoconfiança ao mesmo tempo; Refletir sobre as ideias dos outros alunos; Saber ouvir; Partilhar ideias.

    Descrição:  Exercício de localização relativa e absoluta (sistema de coordenadas simples) de elementos utilizando um mapa, passível de ser utilizado com alunos do 1º ao 3º Ciclo.

    Ano de escolaridade:  1º Ciclo, 2º Ciclo e 3º Ciclo

    Aprendizagens Essenciais:  3º Ano:  Localizar, no planisfério ou no globo terrestre, as principais formas físicas da superfície da Terra (continentes, oceanos, cadeias montanhosas, rios, florestas, desertos). Distinguir formas de relevo (diferentes elevações, vales e planícies) e recursos hídricos (cursos de água, oceano, lagos, lagoas,etc.), do meio local, localizando-os em plantas ou mapas de grande escala. 5º Ano: Localizar Portugal continental e insular, em relação a diferentes espaços geográficos (Península Ibérica, Europa, Mundo), com recurso aos pontos cardeais e colaterais e a outros elementos geográficos de referência. 7º Ano: Descrever a localização relativa de um lugar, em diferentes formas de representação da superfície terrestre, utilizando a rosa dos ventos. Descrever a localização absoluta de um lugar, usando o sistema de coordenadas geográficas (latitude, longitude), em mapas de pequena escala com um sistema de projeção cilíndrica.

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação;  Pensamento critico e pensamento criativo;  Raciocínio e resolução de problemas; Desenvolvimento Pessoal e autonomia;  Saber científico, técnico e tecnologias

    Recursos:  Grelha de referência

    Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

    © Ana Cristina Câmara


  • Dia 34

    Atividade: A cidadania começa comigo e não acaba contigo

    Objetivos: Utilizar suportes diferentes com informação geográfica. Emitir e justificar opiniões. Utilizar vocabulário geográfico noutros contextos.

    Descrição:  Conceção de uma ONG sobre cuja missão é combater a violação dos direitos humanos das mulheres (nome, logotipo, situação-prolema a minorar ou resolver, objetivos, formas de intervenção e apoios). O formato é livre, pode ser apresentação, poster e/ou filme. Apresentação oral.

    Ano de Escolaridade: 8º Ano Geografia e Cidadania e Desenvolvimento

    Aprendizagens Essenciais:  8º Ano: Enunciar medidas para fomentar a cooperação entre povos e culturas, que coexistem no mesmo território. Participar de forma ativa em campanhas de sensibilização para minimizar os impactes ambientais, socioeconómicos e culturais da distribuição e evolução da população e do povoamento, a diferentes escalas. Explicar a importância do diálogo e da cooperação internacional na preservação da diversidade cultural.

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação; Pensamento critico e pensamento criativo; Desenvolvimento Pessoal e autonomia; Saber científico, técnico e tecnologias

    ENEC:  Direitos Humanos; Igualdade de Género; Interculturalidade; Saúde; Segurança, Defesa e Paz

    Recursos:  Guião de trabalho dos alunos

    Avaliação: ONG (apresentação e/ou poster) e apresentação oral da ONG

    © André Silva (ESPJAL)

  • Dia 33

    Atividade:  #O Covid-19 no Mundo

    Objetivos: Analisar os dados estatísticos associados à pandemia do covid 19. Proceder ao tratamento estatístico de valores disponibilizados online. Construir documentos gráficos relacionados com a distribuição geográfica da pandemia. Localizar concelhos de Portugal afetados pela infeção por COVID-19. Relacionar as medidas adotadas num país no sentido da mitigação dos efeitos da pandemia. Mobilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação.

    Descrição: Com base num guião de trabalho, os alunos consultam o site do Center for Systems Science and Engineering (CSSE) que disponibiliza dados relativos à evolução da pandemia do COVID-19, nomeadamente, a localização dos principais focos de infeção, o número de casos confirmados, o número de óbitos, a evolução por grupo etário e por género, entre outras informações à escala concelhia. Seguindo as instruções do guião, os alunos serão induzidos a fazer o tratamento estatístico da informação com a análise e construção de gráficos, bem como a interpretação dos resultados, tendo em conta as medidas adotadas pelas autoridades nacionais.

    Ano de escolaridade: 3º Ciclo

    Aprendizagens Essenciais: Comparar a evolução do comportamento de diferentes variáveis demográficas, recolhendo e selecionando informação estatística e apresentando conclusões. Identificar padrões de distribuição de variáveis demográficas e suas causas próximas, utilizando mapas a diferentes escalas. Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender os processos demográficos.

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo; Desenvolvimento Pessoal e autonomia; Saber científico, técnico e tecnologias.

    Recursos: Internet e Guião do aluno

    Avaliação: Lista de verificação dos elementos solicitados (valores, cálculos de percentagem, elementos gráficos). Correção científica dos elementos gráficos construídos e fórmulas de cálculo utilizadas. Análise de conteúdo das respostas abertas (identificação correta dos lugares e valores; interpretação dos resultados, inter-relação dos conteúdos, utilização de vocabulário geográfico, capacidade de argumentação).

    © Ana Cristina Câmara I Daniel Dias I Susana Maurício Dias

  • Dia 32

    Atividade: #SWOT#ÁREAS#RURAIS#

    Objetivos: Analisar constrangimentos e oportunidades das áreas rurais em Portugal. Propor, de forma sustentada, medidas para cada fase SWOT

    Descrição: SWOT é um acrónimo oriundo do inglês, traduzindo: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Fazer análise SWOT significa analisar uma questão, nas suas várias vertentes.

    • Fraquezas (Pontos Fracos): este associado à dimensão interna; traduz as desvantagens internas
    • Forças (Pontos Fortes): este associado à dimensão interna; traduz as vantagens internas
    • Ameaças: está associado à dimensão externa; traduz os aspetos negativos do ambiente que envolve a situação analisada
    • Oportunidades: está associado à dimensão externa; traduz os aspetos positivos do ambiente que envolve a situação analisada

    A análise SWOT é uma técnica que nos permite analisar fenómenos complexos, como por exemplo as complexidades estruturais ou conjunturais que influenciam as áreas rurais em Portugal.

    Ano de Escolaridade: 11º Ano

    Aprendizagens Essenciais: Analisar os principais constrangimentos ao desenvolvimento da agricultura portuguesa no domínio da produção, da transformação e da comercialização dos produtos, relatando exemplos concretos de deficiências estruturais do sector. Equacionar propostas de desenvolvimento rural, relacionando as potencialidades de aproveitamento de recursos endógenos com a criação de polos de atração e sua sustentabilidade

    Competências Gerais e Geográficas a desenvolver:  B - Recolher, tratar e interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados. D - Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas.  E - Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas

    Conceitos: Agenda 2000, Desenvolvimento sustentável, Emparcelamento, Espaço rural, Estrutura agrária, Estrutura fundiária, Indústria agroalimentar, PAC (Política Agrícola Comum), Paisagem agrária, Património cultural paisagístico, Pluriatividade, Produtividade agrícola, Região agrária, Rendimento agrícola, SAU (Superfície Agrícola utilizada), TER, Tipos de agricultura.

    Tarefas: 

    1 - Trabalho Individual ou de par

    2 - Ler cada uma das afirmações da ficha de trabalho.

    3 - Escolher 4 para cada uma das vertentes SWOT

    4 - Debate em grupo de 4. Cada elemento do grupo fica responsável por cada uma das fases da análise.

    5 - Justificar por escrito ou oralmente no grupo a escolha

    6 - Preencher o quadro de análise SWOT com as escolhas do Grupo

    7 - Juntar em grupo todos os responsáveis por cada uma das vertentes SWOT já com as escolhas e respetivas justificações de cada grupo de 4.

    8 - Escolher as 6 ou 8 afirmações que consideram mais pertinentes e que melhor caracterizam as áreas rurais em Portugal

    9 - Construir em conjunto na turma um quadro final de análise SWOT.

    10 - A partir das escolhas do grupo turma, voltar aos grupos de 4 para preencher a folha de conclusões, isto é: Exemplos de medidas possíveis para

    • Desenvolver as Forças (S)
    • Ultrapassar as Fraquezas (W)
    • Explorar as Oportunidades (O)
    • Minimizar as Ameaças (T)

    Recurso: Ficha explicativa da atividade, Ficha de trabalho (guião da atividade), Concetual SWOT

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

  • Dia 31

    Atividade:  #O Covid-19 em Portugal

    Objetivos: Analisar os dados estatísticos associados à pandemia do covid 19. Proceder ao tratamento estatístico de valores disponibilizados online. Construir documentos gráficos relacionados com a distribuição geográfica da pandemia. Localizar concelhos de Portugal afetados pela infeção por COVID-19. Relacionar as medidas adotadas num país no sentido da mitigação dos efeitos da pandemia. Mobilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação.

    Descrição: Com base num guião de trabalho, os alunos consultam o site da Direção Geral da Saúde que disponibiliza dados relativos à evolução da pandemia do COVID-19, nomeadamente, a localização dos principais focos de infeção, o número de casos confirmados, o número de óbitos, a evolução por grupo etário e por género, entre outras informações à escala concelhia. Seguindo as instruções do guião, os alunos serão induzidos a fazer o tratamento estatístico da informação com a análise e construção de gráficos, bem como a interpretação dos resultados, tendo em conta as medidas adotadas pelas autoridades nacionais.

    Ano de escolaridade: 10º Ano

    Aprendizagens Essenciais: Comparar a evolução do comportamento de diferentes variáveis demográficas, recolhendo e selecionando informação estatística e apresentando conclusões. Identificar padrões de distribuição de variáveis demográficas e suas causas próximas, utilizando mapas a diferentes escalas. Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender os processos demográficos.

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação; Raciocínio e resolução de problemas; Pensamento crítico e pensamento criativo; Desenvolvimento Pessoal e autonomia; Saber científico, técnico e tecnologias.

    Recursos: Internet, Google Earth, Excel e Guião do aluno

    Avaliação: Lista de verificação dos elementos solicitados (valores, cálculos de percentagem, elementos gráficos). Correção científica dos elementos gráficos construídos e fórmulas de cálculo utilizadas. Análise de conteúdo das respostas abertas (identificação correta dos lugares e valores; interpretação dos resultados, inter-relação dos conteúdos, utilização de vocabulário geográfico, capacidade de argumentação).

    © Ana Cristina Câmara I Daniel Dias I Susana Maurício Dias

  • Dia 30

    Atividade: Estudo de Caso#Vazios Humanos

    Objetivos:  Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico;  “Afastar” a utilização de manual escolar; Participar em atividades divertidas e ganhar autoconfiança ao mesmo tempo; Refletir sobre as ideias dos outros alunos; Saber ouvir; Partilhar ideias.

    Descrição:  Exercício de associação, hierarquização e sistematização de vocabulário geográfico.

    Ano de escolaridade:  8º e 12º Ano

    Aprendizagens Essenciais: 8º Ano: Relacionar as áreas de atração e de repulsão demográficas com fatores físicos e humanos, utilizando mapas a diferentes escalas. Explicar causas e consequências dos fluxos migratórios, a diferentes escalas. 12º Ano:  Explicar os contrastes demográficos existentes a nível mundial. Compreender causas e consequências das principais dinâmicas demográficas a nível mundial.

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação;  Pensamento critico e pensamento criativo;  Raciocínio e resolução de problemas; Desenvolvimento Pessoal e autonomia;  Saber científico, técnico e tecnologias

    Recursos:  Vazios Humanos (uma por grupo e/ou aluno)

    Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

    © Pedro Damião


  • Dia 29

    Atividade: #Simulação#Sr. Brown#migrações

    Objetivos:  Sensibilizar-se para a temática das migrações. desenvolver a capacidade de tomada de decisões e a resolução de problemas. Utilizar suportes diferentes com informação geográfica. Emitir e justificar opiniões. Utilizar vocabulário geográfico noutros contextos.

    Descrição:  As simulações são representações simplificadas da realidade, com cenário, regras e papéis.  Para a realização da simulação do Sr. Brown são necessários os cartões e uma ficha de registo (podem tomar nota no caderno diário).  Os alunos são confrontados com uma situação-dilema e a partir desta optar por uma das duas alíneas existentes - situação de partida. O desenrolar da simulação segue o mesmo processo.  Em cada cartão, os alunos devem debater com o(s) colega(s) a opção a tomar e registar os argumentos que resulta do consenso do grupo.

    Ano de Escolaridade: 8º Ano, 10º Ano e 12º Ano

    Aprendizagens Essenciais:  8º Ano: Identificar padrões na distribuição dos fluxos migratórios, à escala nacional, europeia e mundial, enunciando fatores responsáveis por essa distribuição. Explicar causas e consequências dos fluxos migratórios, a diferentes escalas. Relatar medidas para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das populações urbanas, rurais e migrantes. 10º Ano: Comparar a evolução do comportamento de diferentes variáveis demográficas, recolhendo e selecionando informação estatística e apresentando conclusões. Equacionar medidas concretas para minimizar o envelhecimento da população portuguesa. 12º AnoExplicar os padrões geográficos dos fluxos mundiais de população, evidenciando os seus principais fatores. Evidenciar consequências da desigual distribuição dos fluxos à escala mundial.

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação; Pensamento critico e pensamento criativo; Desenvolvimento Pessoal e autonomia; Saber científico, técnico e tecnologias

    ENEC:  Direitos Humanos; Igualdade de Género; Interculturalidade; Desenvolvimento Sustentável; Saúde; Segurança rodoviária; Segurança, Defesa e Paz

    Recursos:  Cartões da simulação (cada conjunto tem 16 cartões - um grupo de alunos) e ficha de registo

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

    © Nuno Ferreira (APOGEO 23/24. pp. 63-72. Disponível em http://www.aprofgeo.org/apogeo/apogeo_23_24/index.html )


  • Dia 28

    Atividade: #GEOicon#COVID_19#

    Objetivos:  Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico; “Afastar” a utilização de manual escolar; Participar em atividades divertidas e ganhar autoconfiança ao mesmo tempo; Refletir sobre as ideias dos outros alunos; Saber ouvir; Partilhar ideias.

    Descrição:  Exercício de associação, hierarquização e sistematização de vocabulário geográfico tendo por base um ícone.

    Ano de escolaridade:  3º Ciclo e Ensino Secundário

    Aprendizagens Essenciais:  Mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigados, incluindo mapas, diagramas, globos, fotografia aérea e TIG (por exemplo Google Earth, Google Maps, Open Street Maps, GPS, SIG, Big Data, etc.). Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas. Realizar projetos, identificando problemas e colocando questões-chave, geograficamente relevantes, a nível económico, político, cultural e ambiental, a diferentes escalas.

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação; Pensamento critico e pensamento criativo; Raciocínio e resolução de problemas; Desenvolvimento Pessoal e autonomia; Saber científico, técnico e tecnologias

    Recursos:  Geo#icon (uma por grupo e/ou aluno)

    Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

    © Pedro Damião


  • Dia 27

    Atividade para E@D 

    Esta atividade foi proposta aos alunos no #EstudoEmCasa, pelo professor Henrique Martins do Agrupamento de Escolas Professor Armando de Lucena, que partindo das aulas de Geografia, Matemática, Histórias e Ciências do 7º e 8 anos, desenvolve um conjunto de exercícios de sistematização de conceitos e/ou procedimentos específicos da Geografia, de acordo com as Aprendizagens Essenciais e Perfil dos Alunos.

    © Henrique Martins (com algumas sugestões de Ana Cristina Câmara)

  • Dia 26

    Atividade do dia: #Geografia à janela# O litoral de Portugal. Que sustentabilidade?

    Objetivos: Mobilizar diferentes conceitos através da observação do que se vê, neste caso: o litoral e o mar. Reconhecer características geográficas da realidade. Refletir sobre o que se observa. Utilizar o conceito de “Geografia à janela” para elaborar trabalhos diversificados sobre as temáticas das Aprendizagens Essenciais de Geografia. Partilhar emoções, na situação de reclusão.

    Descrição: “Geografia à Janela” é uma experiência de aprendizagem para treinar a observação geográfica, em qualquer lugar e que permite uma diversidade de paisagens de “janela para janela.” É uma tarefa individual, mas que permite que as interpretações do que se observa possa ser partilhado por todos enriquecendo o vocabulário geográfico. Devem ser selecionadas palavras cujos conceitos sejam geográficos. Na janela do exemplo, podem abordar-se as temáticas ligadas ao litoral e ao mar. O exercício está realizado em Thinglink. Desta forma pode ser editado para responder a questões ou para identificar conceitos. No final deve-se elaborar um texto síntese sob o Título: O litoral de Portugal, que sustentabilidade?

    Tarefa: Thinglink#Geografia à janela. Litoral. Pode-se sempre complementar a informação com pesquisa na Internet

    Ano de Escolaridade: 10º Ano

    Aprendizagens Essenciais: Relacionar a posição geográfica dos principais portos nacionais e a sua relação com a direção dos ventos, das correntes marítimas, a linha de costa, e o relevo marinho. Descrever os principais tipos de pesca, recolhendo e selecionando informação estatística e apresentando conclusões. Relacionar a pressão sobre o litoral com a necessidade do desenvolvimento sustentado das atividades de lazer e de exploração da natureza, apresentando casos concretos reportados em fontes diversas.

    Competências Gerais e Geográficas a desenvolver: Recolher, tratar e interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados. Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas.

    Conceitos: Águas territoriais, Zona contígua, Erosão marinha, Abrasão marinha, Plataforma continental, Praia, Recurso piscícola, Tipos de pesca, Quotas de pesca, Ordenamento da Orla Costeira.

    Recurso: Thinglink; todas as janelas de Portugal

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

    © Helena Magro



  • Dia 25

    Atividade: #GEOicon#cheias_mondego#

    Objetivos:  Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico; “Afastar” a utilização de manual escolar; Participar em atividades divertidas e ganhar autoconfiança ao mesmo tempo; Refletir sobre as ideias dos outros alunos; Saber ouvir; Partilhar ideias.

    Descrição:  Exercício de associação, hierarquização e sistematização de vocabulário geográfico tendo por base um ícone.

    Ano de escolaridade:  9 º Ano

    Aprendizagens Essenciais:  Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas. Realizar projetos, identificando problemas e colocando questões-chave, geograficamente relevantes, a nível económico, político, cultural e ambiental, a diferentes escalas. Identificar os fatores de risco de ocorrência de catástrofes naturais, numa determinada região. Relacionar características do meio com a possibilidade de ocorrência de riscos naturais. 

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação; Pensamento critico e pensamento criativo; Raciocínio e resolução de problemas; Desenvolvimento Pessoal e autonomia;  Saber científico, técnico e tecnologias

    Recursos:  GEOicon#cheias (uma por grupo e/ou aluno)

    Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

    © Pedro Damião


  • Dia 24

    Atividade: Brainwritting #agricultura portuguesa

    Objetivos: Relacionar o que se pode observar de forma indireta, através de imagens, com temáticas estudadas anteriormente

    Descrição: Vamos valorizar e conhecer melhor o nosso território e as suas atividades fundamentais como a agricultura, a criação de gado e até silvicultura, pois estas são as atividades primárias que nos alimentam. Neste caso, podemos fazer uma revisão dos principais conceitos e ao mesmo tempo refletir sobre as mudanças que se têm operado na agricultura em Portugal, nos últimos anos, por exemplo, os novos agricultores e as novas formas de agricultura, incluindo as estufas ou o greening.

    Tarefas: 1. Observar cada imagem e relacioná-la com uma região agrária, escolhendo uma palavra, que defina cada característica das diferentes regiões. 2. O trabalho pode ser realizado em trabalho colaborativo, em que cada grupo de alunos, observa as mesmas imagens e tem a grelha comum de respostas. As palavras que definem cada característica das regiões agrárias, não se podem repetir. 3. Pode-se sempre complementar a informação com pesquisa na Internet.

    Ano de Escolaridade: 11º Ano

    Aprendizagens Essenciais: Descrever a distribuição de diferentes variáveis que caracterizam as regiões agrárias, relacionando-as com fatores físicos e humanos. Equacionar propostas de desenvolvimento rural, relacionando as potencialidades de aproveitamento de recursos endógenos com a criação de polos de atração e sua sustentabilidade

    Competências Gerais e Geográficas a desenvolver: Recolher, tratar e interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados. Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas. Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas

    Conceitos: Espaço rural, Estrutura agrária, Estrutura fundiária, Indústria agroalimentar, Paisagem agrária, Património cultural paisagístico, Região agrária, Tipos de agricultura.

    Recursos: Apresentação com 20 imagens e quadro síntese das regiões agrárias em Portugal.

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

    © Helena Magro

     

     


  • Dia 23

    Atividade: À DESCOBERTA DOS TRANSPORTES EM PORTUGAL. “O PERCURSO MAIS RÁPIDO OU O PERCURSO MAIS BARATO PARA....”

    Objetivos:  Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico; “Afastar” a utilização de manual escolar; Participar em atividades de descoberta a partir da pesquisa online; Reconhecer que a Coesão Territorial e o conhecimento do território são fundamentais para a tomada de decisões; Refletir sobre as ideias dos outros alunos; Saber ouvir; Partilhar ideias.

    Descrição:  Exercício de associação, hierarquização e sistematização das características da mobilidade dos diferentes meios de transporte e em Portugal.

    Ano de escolaridade: 8º Ano e 11º Ano

     Aprendizagens Essenciais: 8º Ano: Comparar os diferentes tipos de transporte, quanto às respetivas vantagens e desvantagens. Identificar padrões na distribuição de diferentes redes de transporte e telecomunicações, a nível mundial, e em Portugal, enunciando fatores responsáveis pela sua distribuição. Selecionar o modo de transporte mais adequado em função do fim a que se destina e das distâncias (absolutas e relativas). 11º Ano: Avaliar a competitividade dos diferentes modos de transporte, de acordo com a finalidade, e o papel das redes de transportes e telecomunicações no desenvolvimento, a diferentes escalas de análise. Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica, para analisar as redes de transportes e telecomunicações.

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação; Pensamento critico e pensamento criativo; Raciocínio e resolução de problemas; Desenvolvimento Pessoal e autonomia; Saber científico, técnico e tecnologias

    Recursos: Guião do aluno, Ficha de trabalho e sítios na Internet (uma por grupo e/ou aluno)

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, …)

     © Ana Cristina Câmara e Emília Sande Lemos

     


  • Dia 22

    Atividade: geojornal#problemasurbanos

    Objetivos: Utilizar suportes diferentes com informação geográfica. Emitir e justificar opiniões. Utilizar vocabulário geográfico noutros contextos.

    Descrição:  Analisar um conjunto de notícias sobre a solução encontrada para quatro problemas urbano concreto da cidade de lisboa.  A partir da leitura de uma notícia de um jornal, sobre um problema urbano concreto, os alunos devem identificar o problema em causa e a solução encontrada, emitir opiniões sobre a solução encontrada e justificá-las e, por último, enumerar medidas que possam contribuir para minorar o problema.

    Ano de Escolaridade: 8º Ano e 11º Ano

    Aprendizagens Essenciais:  8º Ano: Identificar problemas das áreas urbanas que afetam a qualidade de vida e o bem-estar das populações, aplicando questionários. Relatar medidas para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das populações urbanas, rurais e migrantes. 11º Ano: Divulgar exemplos concretos de ações que permitam a resolução de problemas ambientais e de sustentabilidade - no espaço rural ou urbano, próximo do aluno, revelando capacidade de argumentação e pensamento crítico.

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação; Pensamento critico e pensamento criativo; Desenvolvimento Pessoal e autonomia; Saber científico, técnico e tecnologias

    ENEC:  Direitos Humanos; Igualdade de Género; Interculturalidade; Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; Saúde; Segurança rodoviária; Risco; Segurança, Defesa e Paz

    Recursos:  Guião do aluno e documento Geojornal#problemasurbanos

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

    © André Silva (ESPJAL)

  • Dia 21

    Feito com Padlet
    • Dia 21

      Atividade: #afinidadesna$treet

      Objetivos: Encontrar afinidades nas características socioeconómicas e culturais em diferentes países do mundo. Repensar “que aquilo nos une é mais forte do que o que nos separa”. Utilizar as TIC para investigar conteúdos relacionados com a diversidade cultural e os contrastes de desenvolvimento.

      Descrição: A página Dollar Street é uma parte do projeto gapminder.org criado pelo sueco Hans Rolling, disponível em https://www.gapminder.org/dollar-street/matrix. A Dollar Street constitui um portefólio de 30.000 fotos, sobre 264 famílias, em 50 países diferentes. A informação surge organizada por grupos de famílias, de diversos lugares no mundo, com os mesmo rendimento global. Os valores correspondentes a cada família são em dólares com paridade do poder de compra.

      Os alunos deverão descobrir afinidades entre várias famílias, a partir da consulta da informação existentes na página da Dollar Street, registando-as numa grelha construída para o efeito. As afinidades partem do valor monetário (em dólares) e podem dispersar-se pelas características de agregado familiar (o número de pessoas, idades e/ou grupos etários predominantes, género, tipologia familiar,…), da rua (pavimento, tipos de construções, materiais de construção, automóveis,…), a casa (tipos de habitação, materiais de construção, número de divisões, tipo de mobiliário,…), modos de vida, consumíveis, profissões, sonhos e aspirações da família, entre muitas outras informações.

      Tarefas:

               I.            Acede à página Dollar Street através do link https://www.gapminder.org/dollar-street/matrix

             II.            Utiliza as imagens das famílias da “Dollar Street” para preencher a tabela com as características de cada família.

           III.            Assinala as semelhanças que encontras entre todas as famílias colorindo as células da tabela de cor verde caro.

          IV.            Assinala as diferenças que encontras entre todas as famílias colorindo as células da tabela de cor azul caro.

            V.            Elabora um pequeno texto síntese com as afinidades e as diferenças. Onde existem mais semelhanças entre as famílias? Que afinidades existem entre as diversas famílias e os seus componentes?

      +extra+

               I.            Escolhe, agora 4 famílias do mesmo País, mas com rendimentos muito diferenciados, e faz o mesmo exercício.

             II.            Elabora um pequeno texto síntese onde destaques as maiores e menores afinidades e as diferenças.

      Ano de Escolaridade: 8º e 9º anos e 12º ano

      Competências Gerais e Geográficas a desenvolver: Recolher, tratar e interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados. Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas.

      Aprendizagens Essenciais: 8º Ano: Reconhecer aspetos que conferem singularidade a cada região, comparando características culturais, do povoamento e das atividades económicas. 9º Ano: Relacionar os níveis de desenvolvimento com os fatores internos e externos que os condicionam. Apresentar situações concretas de desigualdades de desenvolvimento e possíveis formas de as superar. 12º  Ano:  Explicar os contrastes demográficos existentes a nível mundial. Exemplificar ações concretas de atuação das comunidades no cumprimento dos ODS e da Agenda XXI Local. Evidenciar a necessidade da cooperação internacional para a resolução dos problemas globais.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação; Pensamento critico e pensamento criativo; Raciocínio e resolução de problemas; Desenvolvimento Pessoal e autonomia; Saber científico, técnico e tecnologias

      ENEC:  Direitos Humanos; Igualdade de Género; Interculturalidade; Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; Saúde; Segurança rodoviária; Risco; Segurança, Defesa e Paz

      Recursos: Página Dollar Street através do link https://www.gapminder.org/dollar-street/matrix ;  Quadro da Atividade: #afinidadesna$treet

      Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

      © Ana Cristina Câmara e Maria Helena Magro

       


    • Dia 20

      Atividade: #IDEAL#

      Objetivos:  Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico;  “Afastar” a utilização de manual escolar; Participar em atividades divertidas e ganhar autoconfiança ao mesmo tempo; Refletir sobre as ideias dos outros alunos; Saber ouvir; Partilhar ideias.

      Descrição:  Exercício de análise, sistematização e organização de informação geográfica partindo de uma fotografia.

      Ano de escolaridade:  3º Ciclo

      Aprendizagens Essenciais:  Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalasLocalizar, no espaço e no tempo, lugares, fenómenos geográficos (físicos e humanos) e processos que intervêm na sua configuração, em diferentes escalas, usando corretamente o vocabulário geográfico. Mobilizar corretamente o vocabulário e as técnicas geográficas para explicar a interação dos diferentes fenómenos.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação;  Pensamento critico e pensamento criativo;  Raciocínio e resolução de problemas; Desenvolvimento Pessoal e autonomia;  Saber científico, técnico e tecnologias

      Recursos:  IDEAL (uma por grupo e/ou aluno)

      Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

      © Pedro Damião


    • Dia 19

      Atividade: #MatchUp#competências geográficas#

      Objetivos:  Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico;  “Afastar” a utilização de manual escolar; Participar em atividades divertidas e ganhar autoconfiança ao mesmo tempo; Refletir sobre as ideias dos outros alunos; Saber ouvir; Partilhar ideias.

      Descrição:  Exercício de associação e sistematização de um conjunto de características relativas a diferentes tipos de gráficos e mapas com a respetiva imagem.

      Ano de escolaridade:  3º Ciclo

      Aprendizagens Essenciais:  Mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigados, incluindo mapas, diagramas, globos, fotografia aérea e TIG (por exemplo Google Earth, Google Maps, Open Street Maps, GPS, SIG, Big Data, etc.). Representar gráfica, cartográfica e estatisticamente a informação geográfica. Mobilizar corretamente o vocabulário e as técnicas geográficas para explicar a interação dos diferentes fenómenos.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação;  Pensamento critico e pensamento criativo;  Raciocínio e resolução de problemas; Desenvolvimento Pessoal e autonomia;  Saber científico, técnico e tecnologias

      Recursos:  Match Up competências geográficas

      Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

      © Ana Cristina Câmara


    • Dia 18

      Atividade: #GráficosAnimados#Mopti#

      Objetivos:  Utilizar o vocabulário geográfico, em descrições orais e escritas de lugares e regiões e/ou fenómenos geográficos. Discutir aspetos geográficos dos lugares/regiões/assuntos em estudo, recorrendo a um exemplo de uma situação problema. Ordenar e classificar as características dos fenómenos geográficos, enumerando os fatores mais importantes para a resolução de uma situação problema.

      Descrição:  Exercício de associação de pequenos textos/situações (pequenos relatos do quotidiano de algumas famílias do Mali) ao mês atendendo à informação dos gráficos de caudal e termopluviométrico. Os alunos devem começar por analisar os gráficos e depois ler com atenção as informações existentes em cada uma dos 12 textos (cartões). Por último, devem organizar os textos (cartões) associando-os a um único mês do ano.

      Ano de escolaridade:  9º Ano

      Aprendizagens Essenciais: 9º Ano: Mobilizar corretamente o vocabulário e as técnicas geográficas para explicar a interação dos diferentes fenómenos. Compreender as características dos diferentes climas da superfície terrestre enumerando os elementos e os fatores climáticos que os distinguem.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação;  Pensamento critico e pensamento criativo;  Raciocínio e resolução de problemas; Desenvolvimento Pessoal e autonomia;  Saber científico, técnico e tecnologias

      Recursos: personagens, gráficos (caudal e termopluviométrico) e cartões

      Avaliação:  Ordenação correta das diferentes situação ao respetivo mês. Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

      © Ana Cristina Câmara - Adaptado de Firmino e Anke Uhlenwinkel (traduzido e adaptado de Living graphs: climate graph and river regime graph)



    • Dia 17

      Atividade: #Conceitos por palavras e imagens#distribuição e evolução da população#

      Objetivos:  Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico;  “Afastar” a utilização de manual escolar; Participar em atividades divertidas e ganhar autoconfiança ao mesmo tempo; Refletir sobre as ideias dos outros alunos; Saber ouvir; Partilhar ideias.

      Descrição:  Exercício de associação, hierarquização e sistematização de vocabulário geográfico.

      Ano de escolaridade:  10º e 12º  Ano

      Aprendizagens Essenciais:  10º Ano:  Identificar padrões de distribuição de variáveis demográficas e suas causas próximas, utilizando mapas a diferentes escalas. Explicar as assimetrias regionais na distribuição da população portuguesa, evidenciando os fatores naturais e humanos que as condicionam. 12º Ano: Compreender as assimetrias existentes no mundo atual em termos demográficos, sociais, económicos e ambientais, e os fatores potenciadores e dissuasores que as geram ou minimizam. Explicar os contrastes demográficos existentes a nível mundial. Compreender causas e consequências das principais dinâmicas demográficas a nível mundial. 

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação;  Pensamento critico e pensamento criativo;  Raciocínio e resolução de problemas; Desenvolvimento Pessoal e autonomia;  Saber científico, técnico e tecnologias

      Recursos:  Tema por imagens (uma por grupo e/ou aluno)

      Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

      © Pedro Damião



    • Dia 16

      Atividade: #Nearpod#sistema urbano

      Objetivos: Compreender de forma interativa NEARPOD sobre o sistema urbano Português-Ibérico-Europeu, transportes e Arco Metropolitano de Lisboa.

      Descrição:  Apresentação interativa, NEARPOD, sobre o  o sistema urbano Português-Ibérico-Europeu, transportes e Arco Metropolitano de Lisboa, com diferentes tipos de suportes (imagens, mapas e gráficos) e hiperligações para filmes e sítios da internet relacionados com os temas, para orientar a construção do conhecimento,  intercalada com quizes e itens de seleção para aferir conceitos.

      Ano de Escolaridade: 11º  Ano

      Aprendizagens Essenciais:  Caracterizar a hierarquização da rede urbana portuguesa, tendo em conta a diversidade e a importância das funções dos aglomerados urbanos. Analisar os principais atributos da rede urbana nacional, comparando-a com a de outros países da União Europeia. Apresentar diferentes hipóteses de articulação da rede urbana portuguesa, consultando instrumentos de ordenamento do território.

      Competências Gerais e Geográficas a desenvolver:  Recolher, tratar e interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados.  Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas.

      Recurso:  Nearpod#sistema urbano

      Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

      Nota: Pode ser utilizado tal como está ou duplica-lo na sua conta para edição e partilha com os seus alunos.




    • Dia 15

      Atividade: #Conceitos por palavras e imagens# distribuição e evolução da população#

      Objetivos:  Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico;  “Afastar” a utilização de manual escolar; Participar em atividades divertidas e ganhar autoconfiança ao mesmo tempo; Refletir sobre as ideias dos outros alunos; Saber ouvir; Partilhar ideias.

      Descrição:  Exercício de associação, hierarquização e sistematização de vocabulário geográfico.

      Ano de escolaridade:  8º Ano

      Aprendizagens Essenciais: 8º Ano: Comparar o comportamento de diferentes indicadores demográficos, no tempo e no espaço, enunciando fatores que explicam os comportamentos observados. Explicar causas e consequências dos fluxos migratórios, a diferentes escalas. 

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação;  Pensamento critico e pensamento criativo;  Raciocínio e resolução de problemas; Desenvolvimento Pessoal e autonomia;  Saber científico, técnico e tecnologias

      Recursos:  Tema por imagens (uma por grupo e/ou aluno)

      Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

      © Pedro Damião


    • Dia 14

      Atividade: Bola de neve#subnutrição versus sobrenutrição

      Objetivos:  Debater um tema, em contexto de sala de aula, a partir da discussão dos conceitos ou indicadores.  Participar em atividades divertidas e ganhar autoconfiança ao mesmo tempo. Refletir sobre as ideias dos outros alunos. Saber ouvir. Partilhar ideias.

      Descrição:  A Bola de Neve é uma experiência de aprendizagem onde se pretende a troca e partilha de ideias de ideias, entre dois ou mais indivíduos, não implica moderação de um terceiro elemento, em que os alunos têm de selecionar/conjugar indicadores para definir um determinado fenómeno ou facto, justificando aos colegas as suas decisões.

      Descrição: Os alunos trabalham em grupos de dimensões diferentes:

      1. Individualmente escolher nove conceitos que estejam associados a um tema.

      2. Com o colega do lado escolhe seis conceitos.

      3. Em grupo de quatro dos alunos escolher três conceitos.

      4. Em plenário de turma escolher três conceitos - espaço de discussão com os todos elementos da turma.

      5. Em plenário de turma escolher três conceitos, seguido de um pequeno espaço de discussão, em que o professor vai esboçando um esquema concetual ou um quadro para sistematizar o assunto debatido.

      Ano de escolaridade:  9º e 12º Ano

      Aprendizagens Essenciais:  9º  Ano: Relacionar os níveis de desenvolvimento com os fatores internos e externos que os condicionam. Apresentar situações concretas de desigualdades de desenvolvimento e possíveis formas de as superar. 12º  Ano:  Explicar os contrastes demográficos existentes a nível mundial. Exemplificar ações concretas de atuação das comunidades no cumprimento dos ODS e da Agenda XXI Local. Evidenciar a necessidade da cooperação internacional para a resolução dos problemas globais.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação;  Pensamento critico e pensamento criativo;  Raciocínio e resolução de problemas; Desenvolvimento Pessoal e autonomia;  Saber científico, técnico e tecnologias

      ENEC:  Direitos Humanos; Igualdade de Género; Interculturalidade; Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; Saúde; Segurança rodoviária; Risco; Segurança, Defesa e Paz

      Recursos:  Atividade (uma por aluno)

      Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, a pesquisa de informação, ...)

      Nota1: Esta atividade é facilmente adaptada a outros conteúdos. 

      Nota2: Na impossibilidade de realizar em sala de aula presencialmente sugere-se que a atividade se desenvolva com os diferentes elementos da família.

      © Ana Cristina Câmara


    • Dia 13

      Atividade: Onde?

      Objetivos: Ler coordenadas de localização e identificação de lugares. Distinguir entre facto e opinião. Utilizar a orientação para determinar o lugar possível e a direção da foto, para concluir do fenómeno registado. Analisar os fatores que provocaram a situação indiciadora da situação da foto.

      Descrição:  Esta atividade é uma forma simples de abordar problemas complexos. A partir da observação cuidada, extrair toda a informação disponível e relacionar a informação com factos não observáveis diretamente na foto.

      Ano de escolaridade:  9º, 10º, 11º e 12º Ano

      Aprendizagens Essenciais:  9º  AnoIdentificar os fatores de risco de ocorrência de catástrofes naturais, numa determinada região. Relacionar as condições meteorológicas extremas com os riscos e a ocorrência de catástrofes naturais.  10º e  11º AnoDescrever a distribuição geográfica e a variação anual da temperatura e da precipitação e relacioná-las com a circulação geral da atmosfera. Divulgar exemplos concretos de ações que permitam a resolução de problemas ambientais e de sustentabilidade - no espaço rural ou urbano, próximo do aluno, revelando capacidade de argumentação e pensamento crítico. 12º  AnoEvidenciar a necessidade da cooperação internacional para a resolução dos problemas globais.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação;  Pensamento critico e pensamento criativo;  Raciocínio e resolução de problemas; Desenvolvimento Pessoal e autonomia;  Saber científico, técnico e tecnologias

      Recursos:  Atividade (uma por grupo e/ou aluno)

      Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, a pesquisa de informação, ...)

      Nota: Esta atividade é possível para as mais variadas situações, desde que se disponha da informação geográfica de localização da foto.

      © Helena Magro


    • Dia 12

      Atividade: #desemparelhado/odd one out#tempo e clima

      Objetivos: Mobilizar e associar conceitos para a mesma realidade/facto analisado; Reconhecer características da realidade/facto analisado.  “Afastar” a utilização de manual escolar.

      Descrição:  O Desemparelhado é uma experiência de aprendizagem para construir e clarificar concetualmente a compreensão da terminologia geográfica, em que o processo de classificar torna-se mais conscientes, informado e mais sofisticado. Selecionar a palavra que não parte de um conjunto e justificar porquê.

      Ano de escolaridade:  7º, 9º e 10º Ano

      Aprendizagens Essenciais:  7º Ano:  Distinguir clima e estado de tempo, utilizando a observação direta e diferentes recursos digitais (sítio do IPMA, por exemplo). Reconhecer a zonalidade dos climas e biomas utilizando representações cartográficas (em suporte físico ou digital). 9º  AnoCompreender as características dos diferentes climas da superfície terrestre enumerando os elementos e os fatores climáticos que os distinguem. 10º Ano:   Descrever a distribuição geográfica e a variação anual da temperatura e da precipitação e relacioná-las com a circulação geral da atmosfera.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação;  Pensamento critico e pensamento criativo;  Raciocínio e resolução de problemas; Desenvolvimento Pessoal e autonomia;  Saber científico, técnico e tecnologias

      Recursos:  Atividade desemparelhado (uma por grupo e/ou aluno)

      Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

      Nota1:  A apresentação é passível de ser transformada num google forms, Kahhot ou Quizizz.

      Nota2:  O número de palavras taboo deve ser diretamente proporcional à idade dos alunos, ou seja, quanto mais jovens menos palavras devem ser colocadas.

      © Ana Cristina Câmara 


    • Dia 11

      Atividade #SopaLetras#União Europeia

      Objetivos:   Utilizar suportes diferentes com informação geográfica. Trabalhar de forma lúdica os países da União Europeia.

      Descrição:  Sopa de letras com os países da União Europeia pós BREXIT.

      Ano de escolaridade:  1º 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário

      Aprendizagens Essenciais:  Reconhecer as principais etapas da construção da União Europeia, analisando fontes diversas. Mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigados, incluindo mapas, diagramas, globos, fotografia aérea e TIG (por exemplo Google Earth, Google Maps, Open Street Maps, GPS, SIG, Big Data, etc.). 

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação;  Pensamento critico e pensamento criativo;  Raciocínio e resolução de problemas; Desenvolvimento Pessoal e autonomia;  Saber científico, técnico e tecnologias

      Recursos:  Sopa de Letras#União Europeia

      Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos.

      Nota: Pode ser feito digital  com a coloração/sombreado das letras, gravado com outro nome e enviado ao professor.

      © Ana Cristina Câmara


    • Dia 10

      Atividade: Peddy-Paper#virtual#Avenida da Liberdade

      Objetivos: Observar virtualmente as características das funções urbanas na Av. Da Liberdade e nas áreas vizinhas. Referenciar as mudanças observadas em relação ao texto do Peddy-paper (datado de 2017).

      Descrição: No momento que muitas funções centrais se tornaram cada vez mais dispersas, porque o porta-a-porta, está a tornar-se comum em tempo de ficar em casa! A proposta de hoje é uma visita de estudo virtual ao Centro da cidade de Lisboa, para observar as funções centrais e o seu nível hierárquico na Avenida da Liberdade e áreas adjacentes.

      Ano de Escolaridade: 11º  Ano

      Aprendizagens Essenciais:  Analisar padrões de distribuição espacial das diferentes áreas funcionais realçando as heterogeneidades funcionais e sociais no interior das cidades e suas áreas de expansão, sugerindo hipóteses explicativas. Comparar a evolução da organização interna da cidade com a evolução das acessibilidades e do uso e valor do solo, analisando informação de casos concretos, a diferentes escalas de análise.  

      Competências Gerais e Geográficas a desenvolver:  Recolher, tratar e interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados.  Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas.

      Conceitos: Acessibilidade, Área funcional, Área metropolitana, CBD / Baixa, Centro urbano/cidade, Diferenciação funcional, Gentrificação / Nobilitação Urbana, Função rara/vulgar, Reabilitação urbana, Requalificação urbana, Renda locativa, Renovação urbana

      Tarefa: Seguir passo a passo o guião da visita e responder às questões. Cada pessoa pode, a partir do Google Earth ou Google maps, realizar a vista, e à medida que se desloca, vai preenchendo a ficha da visita. Abrir a vista de rua e seguir pelos números de porta ou pelas pistas, os edifícios e as suas funções a referenciar. Entretanto, aconteceram várias mudanças na Avenida e ruas adjacentes. Devem sempre referenciá-las. As fotos pedidas durante o trajeto podem ser substituídas por “print screen”. Pode-se sempre complementar a informação com pesquisa na Internet.

      Recurso:  Guião#peddy-paper

      Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

      Nota: O trajeto pode ser realizado no telemóvel, também de forma virtual, a partir da App ActionBound

      O QrCode da visita na aplicação é:

      https://actionbound.com/bound/Lisboa


      No final, pode obter a sua pontuação, enviando a informação por email, no final do percurso virtual!


      © Helena Magro


    • Dia 9

      Atividade #SopaLetras#Europa

      Objetivos:   Utilizar suportes diferentes com informação geográfica. Trabalhar de forma lúdica os países da Europa.

      Descrição:  Sopa de letras com os países da Europa.

      Ano de escolaridade:  3º Ciclo e Ensino Secundário

      Aprendizagens Essenciais:  Mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigados, incluindo mapas, diagramas, globos, fotografia aérea e TIG (por exemplo Google Earth, Google Maps, Open Street Maps, GPS, SIG, Big Data, etc.).

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação;  Pensamento critico e pensamento criativo;  Raciocínio e resolução de problemas; Desenvolvimento Pessoal e autonomia;  Saber científico, técnico e tecnologias

      Recursos:  Sopa de Letras#Europa

      Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos.

      Nota: Pode ser feito digital  com a coloração/sombreado das letras, gravado com outro nome e enviado ao professor.

      © Ana Cristina Câmara


    • Dia 8

      Atividade #Transportes#Kahoot

      Objetivos:  Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico sobre os diferentes tipos de transporte;“ Determinar a acessibilidade de lugares a partir de redes topológicas simples;  Afastar” a utilização de manual escolar;  Mobilizar as TIC a partir de conteúdos geográficos.

      Descrição:  Utilização da APP Kahoot sobre os transportes. 

      Ano de escolaridade:  8º Ano  e 11º Ano

      Aprendizagens Essenciais:  8º AnoComparar os diferentes tipos de transporte, quanto às respetivas vantagens e desvantagens. Identificar padrões na distribuição de diferentes redes de transporte e telecomunicações, a nível mundial, e em Portugal, enunciando fatores responsáveis pela sua distribuição. Determinar a acessibilidade de lugares, simulando redes topológicas simples.  11º Ano: Avaliar a competitividade dos diferentes modos de transporte, de acordo com a finalidade, e o papel das redes de transportes e telecomunicações no desenvolvimento, a diferentes escalas de análise. Relacionar a organização espacial das principais redes de transporte com a distribuição da população e do tecido empresarial. Interpretar o padrão de distribuição das redes de telecomunicações através da análise de mapas (em formato analógico e/ou digital). Evidenciar a importância da inserção das redes de transporte nacionais nas redes europeias e transcontinentais, refletindo sobre a posição de Portugal no espaço europeu e atlântico.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação;  Pensamento critico e pensamento criativo;  Raciocínio e resolução de problemas; Desenvolvimento Pessoal e autonomia;  Saber científico, técnico e tecnologias

      Recursos:  Kahhot#Transportes 

      Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos.

      © Ana Cristina Câmara



    • Dia 7

      Atividade: Colorir conceitos #Bacias hidrograficas #Litoral

      Objetivos:  Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico;  “Afastar” a utilização de manual escolar.

      Descrição:  Exercício de associação de conceitos utilizando a cor verde para os das bacias hidrográficas e o azul para os do litoral.

      Ano de escolaridade:  1º e 2º Ciclo

      Aprendizagens Essenciais:  1º CicloDistinguir formas de relevo (diferentes elevações, vales e planícies) e recursos hídricos (cursos de água, oceano, lagos, lagoas,etc.), do meio local, localizando-os em plantas ou mapas de grande escala. 2º Ciclo: Descrever e representar em mapas as principais características da geografia física (relevo, clima, hidrografia e vegetação) em Portugal e na Península Ibérica, utilizando diferentes variáveis visuais (cores e símbolos).

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação;  Pensamento critico e pensamento criativo;  Raciocínio e resolução de problemas; Desenvolvimento Pessoal e autonomia;  Saber científico, técnico e tecnologias

      Recursos: Ficha#Conceitos (editável ou pdf)

      Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos.

      Nota1:  A apresentação é passível de ser transformada num google forms, Kahhot ou Quizizz.

      © Ana Cristina Câmara


    • Dia 6

      Atividade: 6W#Mapa mental (mind map)

      Objetivos: Responder a questões geográficas para descrever  um lugar ou um fenómenos; Utilizar  vocabulário geográfico noutros contextos.

      Descrição:  Exercício de descrição de um lugar ou um fenómeno utilizando os 6W.  A partir de uma imagem, selecionada pelo professor ou pelo aluno, o alunos descreve-a utilizando alguns dos tópicos dos 6W.

      Ano de escolaridade:  EB (1º, 2º, 3º ciclos) 

      Aprendizagens Essenciais: 1º Ciclo: Descrever elementos naturais e humanos do lugar onde vive através da recolha de informação em várias fontes documentais. Comunicar conhecimentos relativos a lugares, regiões e acontecimentos. Reconhecer e valorizar o património natural e cultural - local, nacional, etc.- identificando na paisagem elementos naturais (sítios geológicos, espaços da Rede Natura, etc.) e vestígios materiais do passado (edifícios, pontes, moinhos e estátuas, etc.), costumes, tradições, símbolos e efemérides. Relacionar a distribuição espacial de alguns fenómenos físicos (relevo, clima, rede hidrográfica, etc.) com a distribuição espacial de fenómenos humanos (população, atividades económicas, etc.) a diferentes escalas. 2º CicloDescrever situações concretas referentes a alterações na paisagem, decorrentes da ação humana. Explicar a ação de fatores naturais e humanos na distribuição da população e do povoamento no território nacional (áreas atrativas e áreas repulsivas). 3º Ciclo: Descrever impactes da ação humana na alteração e ou degradação de ambientes biogeográficos, a partir de exemplos concretos e apoiados em fontes fidedignas. Reconhecer aspetos que conferem singularidade a cada região, comparando características culturais, do povoamento e das atividades económicas. Descrever situações de equilíbrio ou rutura entre a população e os recursos naturais, em diferentes contextos geográficos e económicos, explicando a ação de fatores naturais e humanos. Identificar os fatores de risco de ocorrência de catástrofes naturais, numa determinada região. 

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação;  Pensamento critico e pensamento criativo;  Desenvolvimento Pessoal e autonomia;  Saber científico, técnico e tecnologias

      ENEC:  Direitos Humanos; Igualdade de Género; Interculturalidade; Desenvolvimento Sustentável; Educação Ambiental; Saúde; Segurança rodoviária; Risco; Segurança, Defesa e Paz

      Recursos: Apresentação e/ou imagens

      Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

      © Ana Cristina Câmara


    • Dia 5


      Atividade: 5W#Catástrofes Naturais

      Objetivos: Responder a questões geográficas para descrever catástrofes naturais a partir de imagens; Utilizar vocabulário geográfico noutros contextos.

      Descrição:  Exercício de observação #uma forma de fazer perguntas geográficas sobre um lugar ou um fenómeno#

      Ano de escolaridade:  9º Ano

      Aprendizagens Essenciais:  9º Ano: Identificar os fatores de risco de ocorrência de catástrofes naturais, numa determinada região. Relacionar características do meio com a possibilidade de ocorrência de riscos naturais. 

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação;  Pensamento critico e pensamento criativo;  Desenvolvimento Pessoal e autonomia;  Saber científico, técnico e tecnologias

      ENEC: Risco; Educação Ambiental

      Recursos: Apresentação e/ou imagens

      Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

      © Ana Cristina Câmara

    • Dia 4

      Atividade: #Tapete de categorias#população e mobilidade#

      Objetivos:  Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico;  “Afastar” a utilização de manual escolar; Participar em atividades divertidas e ganhar autoconfiança ao mesmo tempo; Refletir sobre as ideias dos outros alunos; Saber ouvir; Partilhar ideias.

      Descrição:  Exercício de associação, hierarquização e sistematização de vocabulário geográfico.

      Ano de escolaridade:  8º e 10º Ano

      Aprendizagens Essenciais: 8º Ano: Relacionar as áreas de atração e de repulsão demográficas com fatores físicos e humanos, utilizando mapas a diferentes escalas. Explicar causas e consequências dos fluxos migratórios, a diferentes escalas. 10º Ano:  Identificar padrões de distribuição de variáveis demográficas e suas causas próximas, utilizando mapas a diferentes escalas. Explicar as assimetrias regionais na distribuição da população portuguesa, evidenciando os fatores naturais e humanos que as condicionam.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação;  Pensamento critico e pensamento criativo;  Raciocínio e resolução de problemas; Desenvolvimento Pessoal e autonomia;  Saber científico, técnico e tecnologias

      Recursos:  Tapete de categorias (uma por grupo e/ou aluno)

      Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

      © Pedro Damião


    • Dia 3

      Atividade: #Taboo#Litoral#

      Objetivos: Definir vocabulário geográfico utilizando palavras Taboo; Aplicar analogias; “Afastar” a utilização de manual escolar; Participar em atividades divertidas e ganhar autoconfiança ao mesmo tempo; Refletir sobre as ideias dos outros alunos; Saber ouvir; Partilhar ideias.

      Descrição:  Exercício de definição de conceitos com a introdução de palavras TABOO, ou seja, redigir conceitos sem utilizar as palavras TABOO. Nota: Na redação dos conceitos não podem ser utilizados estrangeirismos  (water como sinónimo de água),  símbolos químicos (H2O como sinónimo de água) nem palavras da mesma família (areal em relação a areia).

      Ano de escolaridade:  7º e 10º Ano

      Aprendizagens Essenciais:  7º  Ano: Demonstrar a ação erosiva dos cursos de água e do mar, utilizando esquemas e imagens. Identificar fatores responsáveis por situações de conflito na gestão dos recursos naturais (bacias hidrográficas, litoral), utilizando terminologia específica, à escala local e nacional. 10º Ano:  Relacionar a pressão sobre o litoral com a necessidade do desenvolvimento sustentado das atividades de lazer e de exploração da natureza, apresentando casos concretos reportados em fontes diversas.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação;  Pensamento critico e pensamento criativo;  Raciocínio e resolução de problemas; Desenvolvimento Pessoal e autonomia;  Saber científico, técnico e tecnologias

      Recursos:  Grelha com os conceitos e as respetivas palavras Taboo (uma por grupo e/ou aluno)

      Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

      Nota1:  A apresentação é passível de ser transformada num google forms, Kahhot ou Quizizz.

      Nota2:  O número de palavras taboo deve ser diretamente proporcional à idade dos alunos, ou seja, quanto mais jovens menos palavras devem ser colocadas.

      © Ana Cristina Câmara e Helena Magro

    • Dia 2

      Atividade: Imagem mentirosa 

      Objetivos: Realizar um exercício de observação de uma imagemTreinar a observação de pormenores; Formular de questões; Aplicar vocabulário geográfico noutros contextos.

      Descrição:  Exercício de observação pormenorizada de uma imagem onde os alunos vão ajustado as suas interpretações à medida que a mesma vai sendo revelada., ou seja, o professor começa por apresentar uma pequena parte da imagem e, sucessivamente, vai apresentando uma maior superfície. Nota: As sucessivas imagens devem mostrar informação que induzam o aluno a uma mudança de opinião.  

      Ano de escolaridade:   9º e 10º Ano

      Aprendizagens Essenciais:  9º Ano: Identificar os fatores de risco de ocorrência de catástrofes naturais, numa determinada região. Relacionar características do meio com a possibilidade de ocorrência de riscos naturais. 10º Ano:  Relacionar as especificidades climáticas, as disponibilidades hídricas e os regimes dos cursos de água de diferentes regiões portuguesas, apresentando um quadro síntese para cada região.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação;  Pensamento critico e pensamento criativo;  Desenvolvimento Pessoal e autonomia;  Saber científico, técnico e tecnologias

      ENEC: Risco; Educação Ambiental

      Recursos: Apresentação e/ou imagens

      Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, ...)

      Nota:  A apresentação é passível de ser transformada num google forms, Kahhot ou Quizizz.

      © Ana Cristina Câmara

    • Dia 1

      Atividade: Estudo (virtual) da paisagem

      Objetivos: Realizar um exercício online de observação indireta de uma paisagem; Mobilizar as TIC a partir de conteúdos geográficos.

      Descrição:  Com o auxilio de um guião os alunos editam um Thinglink, ao colocar o cursor sobre os icons os alunos têm tarefas diferentes para realizar:  os icons verdes têm informações relativas ao elemento da paisagem (identificação e descrição, localização e  links); os icons vermelhos  são editáveis para os alunos os completarem.

      Ano de escolaridade:  7º Ano

      Aprendizagens Essenciais: Situar exemplos de paisagens no respetivo território a diferentes escalas geográficas, ilustrando com diversos tipos de imagens. Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender os lugares.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação; Pensamento critico e pensamento criativo; Desenvolvimento Pessoal e autonomia; Saber científico, técnico e tecnologias

      Recursos: Thinglink , guião do aluno

      Avaliação:  Apreciação do conteúdo dos icons editados do Thinglink enviado pelos alunos (identificação e descrição do elemento incluíndo a função e localização; utilização de vocabulário geográfico; inserção de imagens, links e/ou audios, ...).

      Nota:  Podem estar dois ou mais alunos ao mesmo tempo a editar o Thinglink simultaneamente.

      © Ana Cristina Câmara


    • Topic 38

      • Topic 39

        • Topic 40