XI Congresso Ibérico de Didática da Geografia
Geografia, Educação e Inovações Didáticas | Geografía, Educación e Innovaciones Didácticas CCPFC/ACC-127581/24 (Grupo 200, 400 e 420)
A Associação de Professores de Geografia e o seu Centro de Formação de Professores – Professor Orlando Ribeiro têm como um dos seus objetivos principais, a formação e atualização científica e pedagógica dos professores. Para enfrentar os desafios da flexibilização curricular e das AE é necessário envolver a escola e os professores de Geografia em projetos de inovação pedagógica. É nesta perspetiva que se enquadra o XI Congresso Ibérico da Didática da Geografia – Geografia, educação e inovações didáticas.
O objetivo fundamental deste congresso é refletir sobre a situação atual do ensino de Geografia nos diferentes níveis educacionais da Espanha e Portugal, com o objetivo de fornecer ideias solidamente fundamentadas sobre como responder às novas exigências de conteúdo e metodológicas que os professores devem ser capazes de enfrentar como um desafio positivo para a inovação educacional. Tudo isso, em um momento em que o mundo está passando por profundas transformações em nível global e local, e em que a educação geográfica adquire especial relevância na formação do indivíduo, como membro de uma sociedade complexa, que interage com um ambiente natural, económico e social em rápida mudança.
Considerando ainda que a Geografia tem como laboratório o «Mundo» e a aproximação do conhecimento faz-se através da observação direta, no local. As saídas de campo constituem um momento único no confronto entre a teoria e a realidade suscitando diferentes pontos de vista e conferindo o conhecimento de ordem prática essencial ao domínio dos conceitos.
A interligação entre o meio natural e a ocupação humana fazem parte da abordagem da geografia que suscita múltiplas interpretações, desde as características físicas do local à forma como condicionou a ocupação de pessoas e desenvolvimento de atividades. Desta forma, elaborámos um «kit de aprendizagem» flexível e multidisciplinar, através de uma saída de Campo a Elvas, que convoca a História e Geografia de Portugal, a Geografia, mas também outras áreas do conhecimento: as artes, através da fotografia, a recolha de dados, através da utilização de tecnologias móveis.
- Teacher: Paulo Alexandre Almeida Santos
TEMÁTICA: Didática da Geografia para uma Cidadania Territorial. Uma bússola para um mundo em profunda transformação
A bússola da OCDE para a Agenda 2030 relativa à Educação, enfatiza a importância do desenvolvimento das competências, atitudes e valores subjacentes à cidadania territorial. Segundo Andreas Schleicher, Diretor da Direção de Educação e Competências da OCDE, a Bússola de Aprendizagem 2030 parte de uma metáfora, a ‘bússola’, cujo uso em educação, é justificável pelo facto de
“Education is no longer about teaching students something alone; it is more important to be teaching them to develop a reliable compass and the navigation tools to find their own way in a world that is increasingly complex, volatile and uncertain. Our imagination, awareness, knowledge, skills and, most important, our common values, intellectual and moral maturity, and sense of responsibility is what will guide us for the world to become a better place.” (OECD Future of Education and Skills 2030. Project background, 2019, p.2).
A Agenda 2030 é ainda, do ponto de vista global, o compromisso assumido pela ONU e os países nela representados de alcançar um desenvolvimento sustentável, consubstanciado em 17 objetivos de sustentabilidade global.
Cabe aos professores de Geografia selecionar as melhores estratégias de ensino e de aprendizagem para conduzir os jovens ao exercício de uma verdadeira e efetiva cidadania territorial, desenvolvendo um pensamento crítico sobre o seu território e o dos outros, baseado na análise multiescalar e multifatorial da realidade observada.
Estas aprendizagens exigem não só um conhecimento atual e alargado de conceitos fundamentais do pensamento geográfico, como também a aplicação de metodologias colaborativas, assentes na resolução de problemas e promotoras do autoconhecimento e da autoavaliação.
Paralelamente, exige-se ainda que as jovens gerações sejam despertadas e envolvidas nos grandes problemas que dominam o Mundo VICA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo) em que vivemos, nomeadamente, as que dizem respeito às alterações climáticas, mas também à generalização de conflitos e tensões económicas e culturais para os quais é importante ter um pensamento crítico e uma disponibilidade para a ação e espírito de respeito e alteridade.
EIXOS TEMÁTICOS
EIXO 1 – As competências geográficas na AGENDA 2030
EIXO 2 – A didatização da Cidadania Territorial
EIXO 3 – A Cidadania Territorial na formação inicial e contínua de professores