Texto coletivo - A Geografia faz a diferença

a Geografia faz a diferença

A Geografia faz a diferença pois permite um olhar integrador sobre as realidades que nos rodeiam, viabilizando uma compreensão do território como um todo, analisando e problematizando os fenómenos que ocorrem e propondo uma atuação consciente sobre o mesmo.

A Geografia faz a diferença, porque acolhe saberes de outras áreas científicas para explicar o território, na sua dimensão física e humana e, sobretudo na interpretação das interrelações que se estabelecem entre ambas. Compreender o território colabora para um melhor entendimento do mundo que nos rodeia e dos fenómenos geográficos que condicionam as nossas vidas. Considero a Geografia uma disciplina que, no currículo escolar, estabelece "pontes" entre outras áreas do saber, facilitando a articulação interdisciplinar em muitos projetos dessa natureza.

O tempo e o espaço surgem como complemento da nossa identidade. Não nos dissociamos dos contextos cronológicos e espaciais onde vivemos. O contexto temporal é rígido, inflexível, e temos de o respeitar e cumprir. Já o nosso território é o que herdámos ou escolhemos viver, onde expressamos o nosso modo de vida. As grandes narrativas propriedade da humanidade são contextualizadas numa época e num lugar. A Geografia, enquanto ciência dos lugares e das inter-relações entre fenómenos naturais e humanos está sempre presente como charneira de diferentes áreas, onde é  necessária uma contextualização espacial. E esse “espaço” podemos reivindicar como nosso, da Geografia.

Uma ciência fundamental que se distingue das outras pois serve de conexão com várias ciências, sejam elas economia, sociologia, biologia, geologia, história, entre outras. Desta forma, a geografia consegue articular vários saberes, sendo por isso o conhecimento geográfico um alicerce imprescindível para a formação de qualquer cidadão.

A Geografia faz, de facto, a diferença na medida em que permite  perceber que todos os fenómenos se  interrelacionam, facilitando o entendimento da Terra e da População, assim como dos seus sistemas e subsistemas  como um todo uno e indivisível. É também um veículo importante no treino da análise e sistematização de conhecimentos, constituindo um trampolim essencial na construção efetiva do saber - fenómenos físicos e humanos interligam-se de forma tão perfeita, como uma dança harmoniosa desenvolvida ao longo das paisagens, que é fácil, a quem estuda geografia, ter uma perceção holística e verdadeira do mundo que nos rodeia.

porque, enquanto ciência interdisciplinar por excelência e,
por isso mesmo, ciência cidadã, promove o conhecimento do mundo real como
nenhuma outra. Desde o conhecimento do espaço, à inter-relação do Homem com o
mesmo, positiva ou negativamente, até às soluções que se nos apresenta a
Humanidade no atual momento, a Geografia é a ciência que permite, a quem a
busca, saber mais e ir mais além!

A geografia como disciplina da observação estimuladora do pensamento espacial do território, faz a diferença na organização da informação geográfica, na promoção da visão interdisciplinar. Faz a diferença pela abrangência, pela complementariedade nas várias áreas do conhecimento. 

Ou seja, a Geografia permite compreender e conhecer o
mundo que nos rodeia, de forma a que possamos agir sobre ele com uma atitude consciente e informada.

a Geografia...



 A Geografia é uma ciência muito importante,
pois esta permite-nos abordar as relações do ser humano com o ambiente, o que
possibilita desta forma, uma reflexão sobre o mundo, compreendendo-o a vários níveis:
desde a escala local à escala mundial. Os nossos alunos devem aprender
Geografia porque esta ajuda a desenvolver a sua autonomia pessoal, convertendo-os
em cidadãos ativos. Assim, cada aluno poderá, ao aprender Geografia, entenderá
mais facilmente como e por que razão o espaço geográfico se organiza de uma
determinada forma, ou seja saberá “pensar o espaço” sabendo também, como agir
sobre ele.


A Geografia é uma ciência, uma profissão, uma forma de estar na vida, uma paixão. 

É uma ciência que se debate pela compreensão dos padrões espaciais, tanto a nível natural, como a nível humano, procurando encontrar os motivos para a existência de tais padrões e, mais importante que tudo isso, propor medidas para mitigar e erradicar problemas que tais padrões poderão comportar. Tem também a componente do planeamento e do ordenamento, visando evitar intervenções imponderadas e precipitadas, mas também mitigar e solucionar alguma intervenção territorial não devidamente planeada.

É uma profissão que poderá implicar âmbitos ligados à investigação, ao ensino, ao ordenamento/planeamento, ao sistemas de informação geográfica, ao urbanismo, à gestão ambiental, à proteção civil, à decisão política, entre muitos outros.

É uma forma de estar na vida, na medida em que um geógrafo vê o mundo numa perspetiva integradora, a diferentes escalas, conciliando as interações entre o espaço físico e as comunidades humanas, bem como as respetivas matrizes espaciais daí resultantes. O olhar do geógrafo, mais do que nenhum outro,  consegue: identificar as causas da organização do espaço; implementar medidas conscienciosas para a gestão do mesmo e propor ações futuras que consigam harmonizar as interações entre o meio e as comunidades.

É uma paixão que se implanta em nós pela ação motivadora e arrebatadora dos nossos mestres, que se partilha e vivencia pela nossa ação em contexto familiar, que se explora com os nossos alunos e colegas e, de uma forma mais pessoal, pelo modo como conseguimos apreciar e compreender o espaço natural e humanizado.

A Geografia faz a diferença, pois é
uma disciplina dinâmica que nos leva a conhecer as inter-relações do Homem com
o espaço. Esta caraterística permite planear as ações/intervenções do Homem sobre
ele. É uma disciplina que nos mostra os fenómenos físicos e sociais dos diferentes lugares, levando-nos a refletir sobre eles e, consequentemente, a propor formas de de desenvolvimento sustentável dos lugares.

A Geografia faz a diferença pois o geógrafo tem sempre um olhar multifacetado sobre um mesmo fenómeno. Os fenómenos nunca são vistos apenas por uma perspetiva. A Geografia questiona e propõe soluções para minorar os problemas.