Lista de tópicos

  • Dia 51

    Atividade: QUIZIZZ | Zonas climáticas e climas a partir de gráficos termopluviométricos

    Objetivos: Mobilizar e associar conceitos para a mesma realidade/facto analisado. Reconhecer características das zonas climáticas e dos climas a partir da análise de gráficos termopluviométricos.  Afastar a utilização de manual escolar.

    Descrição: O QUIZIZZ é uma ferramenta online, com uma versão gratuita, tipo quiz muito fácil de construir e com potencial pedagógico. Utiliza tipologia as duas tipologias de itens: itens de seleção (escolha múltipla, seleção e completamento); itens de construção (completamento, curta, restrita e extensa). É de simples e de rápida utilização pelos alunos. Esta experiência de aprendizagem permite avaliar a compreensão da terminologia geográfica e a análise de gráficos termopluviométricos.

    Ano de escolaridade: 9º Ano

    Aprendizagens Essenciais:  Compreender as características dos diferentes climas da superfície terrestre enumerando os elementos e os fatores climáticos que os distinguem.

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação; Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia; Saber científico, técnico e tecnológico.

    Recursos:  https://quizizz.com/admin/quiz/5f856e8c9e7d37001b15c772 

    Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos. Passível de ser utilizada em jeito de avaliação diagnóstico e/ ou sumativa. Permite ter resposta em tempo real e, ainda, interação por equipas.

    Nota1:  Fonte dos gráficos: Geositios.Areal.

    Nota2: O QUIZIZZ está público pode ser partilhado e (re)utilizado pelos professores.

    © Ana Cristina Câmara 



  • Dia 50

    Atividade: Debate | Devemos comprar roupas de marca?

    Objetivos: Debater situações do quotidiano utilizando argumentos sociais, económicos e éticos. Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico. Afastar a utilização de manual escolar. Participar em atividades lúdicas, promovendo simultaneamente a autoconfiança. Refletir sobre as ideias dos outros alunos. Saber ouvir. Partilhar ideias.  

    Descrição: Debater uma situação do quotidiano, como, por exemplo, comprar roupa de marca, partindo de um conjunto de informações geográfica (cartões) e categorizar a argumentação nos tópicos: social, económico e ético. 

    Ano de escolaridade: 8º, 9º e 12º Ano 

    Aprendizagens Essenciais: 8º Ano: Caracterizar os principais processos de produção e equacionar a sua sustentabilidade (extração mineira, agricultura, pecuária, silvicultura, pesca, indústria, comércio, serviços e turismo). Identificar padrões na distribuição de diferentes atividades económicas, a nível mundial, e em Portugal, enunciando fatores responsáveis pela sua distribuição. Apresentar exemplos para uma distribuição mais equitativa entre a produção e o consumo, a diferentes escalas. 9º Ano: Relacionar os níveis de desenvolvimento com os fatores internos e externos que os condicionam. Comparar informação de Portugal com a de outros países para evidenciar situações de desigualdade demográfica, económica e social. 12º Ano: Debater questões económicas, sociais e éticas decorrentes da aplicação das políticas demográficas no mundo. Debater medidas que contribuam para diminuir o fosso entre ricos e pobres, refletindo sobre o papel da comunidade internacional no atenuar da pobreza. 

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

    ENEC: Direitos humanos. Desenvolvimento sustentável. Educação para o consumo.

    Recursos: Apresentação_Devemos comprar roupa de marca? e Cartões_Devemos comprar roupa de marca?

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (como, por exemplo, a pertinência, a justificação de opiniões, a utilização de vocabulário geográfico, entre outros). 

    Sugestão da professora: Ana Cristina Câmara

  • Dia 49

    Atividade:  TED.ED | Google Earth web | 7 Summits

    Objetivos: Utilizar as TIC para trabalhar conteúdos de Geografia. Elaborar um glossário de vocabulário geográfico partindo da visualização de um filme. Debater questões relacionadas com cidadania e igualdade de género. 

    Descrição: Atividade TED.ED de visualização do filme “ ” e responder a um conjunto de questões sobre o filme e depois no Google Earth (web) Seven Summits elaborar um quadro com as características dos 7 Summits.

    Tarefas:

    I. Atividade TED.ED

    1. Visualizar o filme

    2. Responder a um conjunto de questões sobre o filme.

    3. Pesquisar e aprofundar conhecimentos sobre o tema em questão utilizando as sugestões do Dig Deeper.

    4. Debater questões relacionadas com a igualdade de género e cidadania ativa a partir das sugestões do Discuss.

    II. Atividade Google Earth (web) Seven Summits

    1. Percorrer os 7 Summits através do projeto.

    2. Preencher um quadro com as características do 7 Summits (Atividade)

     

    Ano de escolaridade: 9º Ano 

    Aprendizagens Essenciais: Mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigados, incluindo mapas, diagramas, globos, fotografia aérea e TIG (por exemplo Google Earth, Google Maps, Open Street Maps, GPS, SIG, Big Data, etc.). Comparar informação de Portugal com a de outros países para evidenciar situações de desigualdade demográfica, económica e social. Recolher, tratar e interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados. Representar gráfica, cartográfica e estatisticamente a informação geográfica.  

    Conceitos associados: Alterações climáticas. Cidadania. Degelo. Bem-estar. Igualdade de género. 

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

    ENEC: Alterações climáticas. Risco. Desenvolvimento Sustentável. Igualdade de Género.

    Recursos: Vídeo “If you really, really want something… you can move mountains!”,  TED.ED 7 Summits ,  Google Earth (web) Seven Summits TED.Ed guião do prof Quadro de registo #7SummitsFile

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos ao TED.ED. Participação dos alunos no debate (capacidade de argumentação, clareza das ideias expostas, respeito pelas regras de comunicação,…) e quadro com as características dos 7 Summits. Nota: Passível de ser utilizada em jeito de avaliação formativa e/ ou sumativa. 

    Sugestão da professora: Ana Cristina Câmara 

  • Dia 48

    Atividade:  Padlet | Paisagens

    Objetivos: Descrever paisagens. Elaborar esboços de paisagens. Utilizar as TIC para sistematizar a informação. 

    Descrição: Atividade de análise metodológica de paisagens, em que, a partir de uma imagem selecionada pelos alunos, estes elaboram uma descrição e produzem um esboço.

    Tarefas

    I.      Imagem

    [no pc ou telemóvel]

    1. Pesquisa e seleciona uma imagem de uma paisagem OU Tira uma fotografia de uma paisagem

    [no padlet]

    2. Upload da imagem_fotografia

    [na coluna do padlet que te foi atribuída]

    Faz o upload da imagem

    3. Identificação da paisagem

    [no Título]

    Elabora uma legenda para a imagem: Título, Local, País e Continente.

    4. Descrição da paisagem

    [na Descrição]

    Faz um pequeno texto em que:

    a. destaques todos os elementos observados nos diferentes planos da imagem.

    b. classifiques a paisagem quanto aos elementos, atividades económicas e/ou funções predominantes.

    II.      Esboço da paisagem

    [no teu caderno]

    1. Elabora um esboço da paisagem.

    NOTA: Não te esqueças das regras e de identificar os elementos no final.

    2.Tira uma fotografia ao teu esboço

    [no padlet]

    3.Clique no + para adicionares uma publicação na tua coluna

    [no Título]

    Escreve Esboço da paisagem.

    4.Faz o upload da fotografia do esboço para o padlet.


    Ano de escolaridade: 7º Ano 

    Aprendizagens Essenciais: Elaborar esboços da paisagem descrevendo os seus elementos essenciais. Reconhecer as características que conferem identidade a um lugar (o bairro, a região e o país onde vive), comparando diferentes formas de representação desses lugares. 

    Conceitos associados: Elemento humano. Elemento natural. Esboço de paisagem. Observação (direta e indireta). Paisagem. Unidade de paisagem.

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.  

    Recursos: Guião da tarefa e Avaliação_descritores 

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (cumprimento das tarefas, respeito pelas regras de construção do esboço, utilização de vocabulário geográfico, proficiência da língua portuguesa,…). Nota: Passível de ser utilizada em jeito de avaliação formativa e/ ou sumativa.  

    Sugestão dos professores: Ana Cristina Câmara, Paulo Santos e Pedro Conceição


  • Dia 47

    Atividade:  TIC | Media | Crescimento e desenvolvimento

    Objetivos: Atividade de pesquisa nos média sobre crescimento e desenvolvimento. 

    Descrição: Elaborar uma pesquisa nos media, nacionais ou internacionais, sobre crescimento económico e desenvolvimento, sistematização e apresentação da análise das semelhanças e diferenças. 

    Tarefas

    a.    Elabora uma pesquisa nos media, nacionais ou internacionais, sobre crescimento económico e desenvolvimento.

    b.    Seleciona três artigos da imprensa.

    c.    Elabora um diagrama de venn com as particularidades e semelhanças entre os três artigos. Sugestão: Utiliza o software da CANVA disponível em Diagrama de venn (canva.com)

    d.    Redige um parágrafo com as semelhanças e/ou diferenças que encontraste.

    e.    Publica as tuas conclusões num ficheiro word/power point ou numa plataforma à tua escolha.

    Nota: Deve incluir os artigos e os respetivos endereços eletrónicos, o esquema de sistematização da comparação e o parágrafo com as semelhanças/diferenças.

    f.     Envia o trabalho para o professor.

    Ano de escolaridade: 9º Ano 

    Aprendizagens Essenciais: Recolher, tratar e interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados. Representar gráfica, cartográfica e estatisticamente a informação geográfica.  

    Conceitos associados: Bem-estar. Crescimento económico. Desenvolvimento humano. Dívida externa. Emissões de dióxido de carbono. Esperança média de vida. Exportações. Importações. Índice de Desenvolvimento Humano. Produto Interno Bruto. Produto Nacional Bruto. Qualidade de vida. Saneamento básico. Taxa de analfabetismo. Taxa de crescimento natural. Taxa de mortalidade infantil. 

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.  

    ENEC: Direitos Humanos. Desenvolvimento Sustentável. Saúde. 

    Recursos: Guião da tarefa de pesquisa e Exemplo_Trabalho de aluno 

    Avaliação: Apreciação dos trabalhos dos alunos (como, por exemplo, pertinência e atualidade dos artigos selecionados, identificação das semelhanças e diferenças; inovação e criatividade na apresentação do trabalho; proficiência da língua portuguesa, entre outros). Nota: Passível de ser utilizada em jeito de avaliação formativa e/ ou sumativa.  

    Sugestão dos professores: Ana Cristina Câmara e Pedro Conceição


  • Dia 46

    Atividade:  TIC | Investigação de indicadores | Crescimento e desenvolvimento

    Objetivos: Atividade de pesquisa de indicadores sobre crescimento e desenvolvimento.

    Descrição: Pesquisa de indicadores sobre crescimento e desenvolvimento, sistematização e análise da informação recolhida.

    Tarefas:

    1. Elabora um quadro em que compares a realidade nacional com um país escandinavo e, ainda, com outros três países à tua escolha (um africano, um americano e um asiático) utilizando dois indicadores de cada uma das seguintes categorias: demográficos, socioculturais, económicos, políticos e ambientais. Nota1: Procurar informação atualizada. Nota2: Não esquecer de comparar dados do mesmo ano para os mesmos indicadores. Recursos: Manual, endereços eletrónicos adicionais (GapMinder; Sustainable Development Report 2020; Relatório de Desenvolvimento Humano). Nota3: Não te esqueças de adicionar a fonte de onde retiraste os dados.
    2. Redige um pequeno texto analisando e comparando os dados do quadro entre os diferentes países. 
    3. Coloca toda a informação num ficheiro word, power point ou noutra plataforma (padlet) que o professor possa visualizar e/ou consultar. 
    4. Envia o trabalho ao professor.

     Ano de escolaridade:  9º Ano 

    Aprendizagens Essenciais: Representar gráfica, cartográfica e estatisticamente a informação geográfica. Comparar informação de Portugal com a de outros países para evidenciar situações de desigualdade demográfica, económica e social.  

    Conceitos associados: Bem-estar. Crescimento económico. Desenvolvimento humano. Dívida externa. Emissões de dióxido de carbono. Esperança Média de Vida. Exportações. Importações. Índice de Desenvolvimento Humano. Produto Interno Bruto. Produto Nacional Bruto. Qualidade de vida. Saneamento básico. Taxa de analfabetismo. Taxa de crescimento natural. Taxa de mortalidade infantil. 

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.  

    ENEC: Direitos Humanos. Desenvolvimento Sustentável. Saúde. 

    Recursos: Guião da tarefa, Avaliação_descritores, Exemplo#Trabalho de aluno 1Exemplo#Trabalho de aluno 2, Exemplo#Trabalho de aluno 3

    Avaliação: Apreciação dos trabalhos dos alunos: pertinência e atualidade dos indicadores selecionados; análise dos dados e capacidade crítica; inovação e criatividade na apresentação do trabalho; proficiência da língua portuguesa. Nota: Passível de ser utilizada em jeito de avaliação formativa e/ ou sumativa.

    Sugestão dos professores: Ana Cristina Câmara e Pedro Conceição

  • Dia 45

    Atividade: Gráficos Animados | Amieiro

    Objetivos: Mobilizar diferentes conceitos através da análise de gráficos e leitura de textos, neste caso: sobre a evolução da população portuguesa, desde o 1º recenseamento geral da população. Reconhecer características geográficas de territórios específicos extrapolando para uma análise multiescalar. Refletir sobre a informação estatística aplicando as conclusões às causas e consequências da evolução dos fenómenos demográficos. Utilizar o exercício para elaborar trabalhos diversificados sobre as temáticas das Aprendizagens Essenciais de Geografia.Partilhar emoções, na situação de reclusão.  

    Descrição: NOTA: Se a tarefa for realizada online pelos alunos deve ser realizada a partir do PowerPoint (os diapositivos do PowerPoint estão intencionalmente colocados aleatoriamente, para que os alunos tenham de os ordenar).

    Missão# Ordenar a vida de Francisco. A Missão de ordenar a vida de Francisco, oriundo de uma pequena localidade da área do Douro é uma experiência de aprendizagem para treinar a leitura e interpretação de gráficos, a partir de pequenos textos que devem ser ordenados cronologicamente. É uma tarefa que pode ser realizada individualmente ou em grupo, e que permite a inter-relação de temáticas, propiciando o debate de várias questões de cidadania territorial. No final deve-se elaborar um texto síntese com o título: ”população e território, que futuro?”

    Tarefas

    Missão: Ordenar a vida de Francisco

    1. Observa os gráficos e lê com atenção o texto introdutório

    Recursos: Gráfico 1 – Evolução da população de Amieiro; Gráfico 2 – Evolução da taxa de natalidade e mortalidade, Século XX; Gráfico 3 – Evolução da taxa de mortalidade, natalidade e mortalidade infantil, desde os anos 60 do Século XX; Gráfico 4 – Evolução da emigração legal e clandestina em Portugal durante o Século XX.

    Texto introdutório

    2.    Lê com muita atenção as informações existentes em cada cartão.

    Recursos: 14 cartões recortados e baralhados

    3.    Ordena os cartões desde as décadas de 1860-80 (no Século XIX, cada cartão abrange duas décadas) até à década de 2010-2020 relacionado a informação destes com as variáveis dos gráficos.

    Recursos: Gráficos

    4.    O porta-voz do grupo apresenta à turma a sequência dos cartões efetuada.

    5.    Debate sobre as questões ligadas à evolução da população a diversas escalas, desde a local à nacional.

    Recursos: Gráficos e mapas de População

    6.    Elabora uma lista de consequências resultantes da evolução da população

    Podes ainda, utilizar a atividade para abordar as questões de acessibilidade e da evolução dos diversos modos de transporte, gestão e ordenamento do território, etc.

    7.    Depois de ordenados os cartões, fazer um levantamento de outras temáticas abordadas na leitura dos cartões.

    Elabora uma nuvem de palavras, sobre a temática, transportes e comunicações

    8.    Discute o impacto sobre o território da construção de barragens

    9.    A partir da Webgrafia disponibilizada, efetua uma pesquisa de aprofundamento das temáticas que podem ser estudadas a partir desta atividade

    Ano de escolaridade: 10º e 11º Ano

    Aprendizagens Essenciais: Comparar a evolução do comportamento de diferentes variáveis demográficas, recolhendo e selecionando informação estatística e apresentando conclusões.  Selecionar medidas para mitigar o envelhecimento da população portuguesa e as assimetrias demográficas do território português.

    Competências Gerais e Geográficas a desenvolver: Recolher, tratar e interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados. Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas. 

    Conceitos: Crescimento efetivo. Crescimento natural. Envelhecimento demográfico. Esperança média de vida. Estrutura etária. Índice de dependência de idosos. Índice de renovação de gerações. Índice sintético de fecundidade. Saldo migratório. Taxa de fecundidade. Taxa de natalidade. Taxa de mortalidade. Taxa de mortalidade infantil.  

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.

    Recursos: ApresentaçãoCartõesDécadasEnquadramento

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos. Nota: Passível de ser utilizada em jeito de avaliação diagnóstico e/ou sumativa.  

    Outros temas possíveis a discutir: A população de Portugal ao longo do século XX e suas implicações no ordenamento do território no Século XXI. A questão da Emigração portuguesa e o declínio populacional. A gestão do território, os modos de transporte e as acessibilidades. A valorização do património natural e construído. A produção energética versus paisagem cultural.

    Sugestão da professora: Helena Magro

  • Dia 44

    Atividade: Desemparelhado | Áreas de fixação humana

    Objetivos: Utilizar diferentes suportes de informação geográfica. Utilizar vocabulário geográfico para caracterizar as áreas de fixação humana. 

    Descrição: Atividade simples de identificação das características das áreas de fixação humana a partir de imagens. Os alunos devem identificar a fotografia “intrusa” e/ou desemparelhada de um conjunto de quatro e justificar o porquê da sua escolha.  

    Ano de Escolaridade: 8º Ano

    Aprendizagens Essenciais: Identificar padrões na distribuição da população e do povoamento, à escala nacional, europeia e mundial, enunciando fatores responsáveis por essa distribuição. Identificar problemas das áreas urbanas que afetam a qualidade de vida e o bem-estar das populações, aplicando questionários. Relatar medidas para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das populações urbanas, rurais e migrantes. 

    Conceitos associados: Bem-estar. Espaço rural. Espaço urbano. Funções urbanas. Morfologia urbana. Qualidade de vida. Transportes urbanos. Vazios humanos. 

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

    ENEC: Direitos Humanos. Igualdade de Género. Interculturalidade. Desenvolvimento Sustentável. Saúde. Risco. Segurança rodoviária. Segurança. Defesa e Paz. 

    Recursos: Desemparelhado_Áreas de fixação humana

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos na identificação do intruso e na justificação(ões) apresentada(s) (como, por exemplo, pertinência, argumentação e utilização de vocabulário geográfico, entre outros). 

    Sugestão da professora: Ana Cristina Câmara

  • Dia 43

    Atividade: TIC | Riscos Naturais | Saraivada de maio (2019)

    Objetivos: Consultar indicadores climáticos disponibilizados através do site do IPMA. Analisar documentos gráficos e cartográficos relativos à distribuição geográfica de dados estatísticos relacionados com o clima. Compreender os fatores responsáveis pela variação espacial de características climáticas. Relacionar os estados de tempo típicos em Portugal com as condições atmosféricas precedentes. Explicar os episódios climáticos extremos ocorridos em Portugal com base nos conhecimentos adquiridos sobre o tema. Mobilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação. 

    Descrição: As notícias sobre as tempestades de granizo recentemente ocorridas em Portugal (maio de 2020), sobretudo, no norte interior, dão o mote ao início da atividade. Através de um guião de trabalho, os alunos são induzidos a consultarem os dados do IPMA que permitem localizar e explicar os fenómenos meteorológicos extremos com base nos indicadores climáticos e dados estatísticos fornecidos. A análise dos esquemas possibilita compreender os fenómenos de precipitação na forma de granizo e a localização das estações meteorológicas, associadas aos eventos extremos, os fatores geográficos que potenciam a ocorrências desses fenómenos.

    Ano de escolaridade: 10º Ano

    Aprendizagens Essenciais: Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender os riscos e as catástrofes naturais. Identificar os fatores de risco de ocorrência de catástrofes naturais, numa determinada região. Relacionar as condições meteorológicas extremas com os riscos e a ocorrência de catástrofes naturais.

    Conceitos associados: Anticiclone. Balanço hídrico. Depressão barométrica. Estado do tempo. Isóbara. Isoieta. Massa de ar. Onda de calor. Período seco estival. Perigo-Risco-Dano. Precipitação convectiva. Precipitação frontal. Precipitação orográfica. Situação meteorológica. Saraiva. Superfície frontal polar. 

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Raciocínio e resolução de problemas. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.  

    ENEC: Alterações climáticas. Risco.

    Recursos: Internet, site do IPMA e Guião do aluno

    Avaliação: Lista de verificação dos elementos solicitados (Guião do aluno preenchido, Ficheiro pdf com a identificação das estações meteorológicas associadas ao número de dias de onda de calor). Análise de conteúdo das respostas abertas (identificação correta dos elementos solicitados; análise dos documentos gráficos e cartográficos, interpretação dos dados, inter-relação e mobilização dos conteúdos na análise dos fenómenos, utilização de vocabulário geográfico). 

    Sugestão da professora: Susana Maurício Dias 

  • Dia 42

    Atividade: Desemparelhado | Transportes

    Objetivos: Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico sobre os diferentes tipos de transporte. Determinar a acessibilidade de lugares a partir de redes topológicas simples. Afastar a utilização de manual escolar. Mobilizar as TIC a partir de conteúdos geográficos. 

    Descrição: Identificar o intruso numa sequência de quatro elementos relativos à temática dos transportes e justificar a razão dessa escolha. 

    Ano de escolaridade: 8º Ano e 11º Ano 

    Aprendizagens Essenciais: 8º Ano: Comparar os diferentes tipos de transporte, quanto às respetivas vantagens e desvantagens. Identificar padrões na distribuição de diferentes redes de transporte e telecomunicações, a nível mundial, e em Portugal, enunciando fatores responsáveis pela sua distribuição. Determinar a acessibilidade de lugares, simulando redes topológicas simples. 11º Ano: Avaliar a competitividade dos diferentes modos de transporte, de acordo com a finalidade, e o papel das redes de transportes e telecomunicações no desenvolvimento, a diferentes escalas de análise. Relacionar a organização espacial das principais redes de transporte com a distribuição da população e do tecido empresarial. Interpretar o padrão de distribuição das redes de telecomunicações através da análise de mapas (em formato analógico e/ou digital). Evidenciar a importância da inserção das redes de transporte nacionais nas redes europeias e transcontinentais, refletindo sobre a posição de Portugal no espaço europeu e atlântico.  

    Conceitos associados: Acessibilidade. Ciberespaço. Distância-custo. Distância relativa. Distância-tempo. Difusão espacial. Efeito barreira. Modo e meio de transporte. Rede topológica. Redes de transportes. Sistema multimodal. Telecomunicações. Transhipment

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

    ENEC: Educação ambiental. Desenvolvimento sustentável. Segurança rodoviária.

    Recursos: Desemparelhado_transportes_EB e Desemparelhado_traspostes_ES

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos na identificação do intruso, na pertinência dos argumentos apresentados e na utilização de vocabulário geográfico. 

    Sugestão da professora: Ana Cristina Câmara

  • Dia 41

    Atividade: Geografia e números | Amazónia

    Objetivos: Sensibilizar para a temática da globalização. Utilizar suportes diferentes de informação geográfica para caracterizar a globalização. Utilizar vocabulário geográfico noutros contextos.  

    Descrição: Atividade de sistematização em torno do problema global da desflorestação da Amazónia. 

    Ano de Escolaridade: 9º Ano 

    Aprendizagens Essenciais: Identificar situações concretas de complementaridade e interdependência entre lugares, regiões ou países na resolução de problemas ambientais. Apresentar soluções para conciliar o crescimento económico, o desenvolvimento humano e o equilíbrio ambiental. Identificar a interferência do Homem no sistema Terra-Ar-Água (poluição atmosférica, smog, chuvas ácidas, efeito de estufa, rarefação da camada do ozono, desflorestação, poluição da hidrosfera, degradação do solo, desertificação). Consciencializar-se para a necessidade de adotar medidas coletivas e individuais, no sentido de preservar o património natural, incrementar a resiliência e fomentar o desenvolvimento sustentável.  

    Conceitos associados: Bens comuns. Desflorestação. Economia circular. Economia de baixo carbono. Pegada ecológica individual e coletiva. Sequestro de carbono. 

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

    ENEC: Direitos Humanos. Interculturalidade. Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Saúde. Risco. Segurança, Defesa e Paz.  

    Recursos: Geografia e números_Amazónia e Geografia e números_Amazónia_sol Nota: Uma por grupo e/ou aluno

    Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos (como, por exemplo, o raciocínio matemático, o cálculo, a utilização de vocabulário geográfico, entre outros).  

    Sugestão do professor: Pedro Damião

  • Dia 40

    Atividade: Corta e cola | do rural para o urbano

    Objetivos: Sensibilizar para a temática das migrações. Utilizar diferentes suportes de informação geográfica. Utilizar vocabulário geográfico noutros contextos. 

    Descrição: Atividade simples de sistematização e associação de um conjunto de relatos (atrativos e/ou repulsivos) que justificam o êxodo rural.  

    Ano de Escolaridade: 1º, 2º e 3º Ciclo

    Aprendizagens Essenciais: 4º Ano: Relacionar a distribuição espacial de alguns fenómenos físicos (relevo, clima, rede hidrográfica, etc) com a distribuição espacial de fenómenos humanos (população, atividades económicas, etc.) a diferentes escalas. 6º Ano: Analisar a distribuição de diferentes fenómenos relacionados com a população e utilizando diferentes formas de representação cartográfica (em suporte físico ou digital). Comparar a distribuição de diferentes fenómenos/indicadores demográficos à escala nacional, estabelecendo relações de causalidade e ou de interdependência. Explicar a ação de fatores naturais e humanos na distribuição da população e do povoamento no território nacional (áreas atrativas e áreas repulsivas). 8º Ano: Relacionar as áreas de atração e de repulsão demográficas com fatores físicos e humanos, utilizando mapas a diferentes escalas. Explicar causas e consequências dos fluxos migratórios, a diferentes escalas. 

    Conceitos associados: Áreas atrativas. Áreas repulsivas. Bem-estar. Bipolarização. Desemprego. Espaço rural. Espaço urbano. Estrutura agrária. Êxodo rural. Funções urbanas. Litoralização. Qualidade de vida. Vazios humanos. 

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.

    Recursos: Do rural para o urbano_corta e cola Nota: Uma por grupo e/ou aluno

    Avaliação: Apreciação das associações (corta e cola) dos alunos. 

    Sugestão da professora: Ana Cristina Câmara

  • Dia 39

    Atividade: Geografia e números | Globalização

    Objetivos: Sensibilizar para a temática das da globalização. Utilizar suportes diferentes de informação geográfica para caracterizar a globalização. Utilizar vocabulário geográfico noutros contextos.  

    Descrição: Atividade de sistematização em torno do conceito de globalização.

    Ano de Escolaridade: 12º Ano 

    Aprendizagens Essenciais: Reportar exemplos das rápidas mudanças a nível mundial das diferentes dimensões do processo de globalização. Inferir a importância da globalização na criação de novas dinâmicas espaciais.  

    Conceitos associados: Contentorização. Globalização. Modos de transportes. Produto final. Telecomunicações.

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.  

    ENEC: Direitos Humanos. Igualdade de Género. Interculturalidade. Desenvolvimento Sustentável. Saúde. Risco. Segurança rodoviária. Segurança, Defesa e Paz.  

    Recursos: Geografia e números_Globalização e Geografia e números_Globalização_sol

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (como, por exemplo, pertinência, argumentação e utilização de vocabulário geográfico, entre outros). 

    Sugestão do professor: Pedro Damião

  • Dia 38

    Atividade:  Sistematização | Um país à minha medida

    Objetivos: Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico. Afastar a utilização de manual escolar. Participar em atividades lúdicas, promovendo simultaneamente a autoconfiança. Refletir sobre as ideias dos outros alunos. Saber ouvir. Partilhar ideias. 

    Descrição: Exercício de caracterização, sistematização e organização de informação geográfica sobre um país. 

    Ano de escolaridade: 1º, 2º e 3º Ciclo 

    Aprendizagens Essenciais: 4º Ano: Reconhecer e valorizar o património natural e cultural – local, nacional, etc.- identificando na paisagem elementos naturais (sítios geológicos, espaços da Rede Natura, etc.) e vestígios materiais do passado (edifícios, pontes, moinhos e estátuas, etc.), costumes, tradições, símbolos e efemérides. Relacionar a distribuição espacial de alguns fenómenos físicos (relevo, clima, rede hidrográfica, etc.) com a distribuição espacial de fenómenos humanos (população, atividades económicas, etc.) a diferentes escalas. 6º Ano: Analisar a distribuição de diferentes fenómenos relacionados com as áreas de fixação humana usando terminologia geográfica apropriada. Mobilizar as TIC e as TIG para localizar e conhecer as caraterísticas e a distribuição da população urbana e rural. Comparar o espaço rural com o espaço urbano, em Portugal, enunciando diferenças ao nível das atividades económicas, ocupação dos tempos livres, tipo de construções e modos de vida. Reconhecer algumas características ambientais, sociais, culturais e paisagísticas que conferem identidade a Portugal e à população portuguesa. Caracterizar os principais setores de atividades económicas e a evolução da distribuição da população por setores de atividade, à escala local e nacional, usando gráficos e mapas. Mobilizar as TIC e as TIG para localizar e conhecer as características e a distribuição das atividades económicas. 7º Ano: Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender os lugares. Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalasLocalizar, no espaço e no tempo, lugares, fenómenos geográficos (físicos e humanos) e processos que intervêm na sua configuração, em diferentes escalas, usando corretamente o vocabulário geográfico. Mobilizar corretamente o vocabulário e as técnicas geográficas para explicar a interação dos diferentes fenómenos. 

    Conceitos associados: Elemento do mapa (título, escala, legenda, orientação e fonte). Localização absoluta e relativa. Símbolos nacionais. 

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.  

    Recursos: Um país à minha medida Nota: Uma por grupo e/ou aluno

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (como, por exemplo, pertinência, argumentação e utilização de vocabulário geográfico, entre outros). 

    Sugestão do professor: Pedro Damião

  • Dia 37

    Atividade: GoCongr | Património natural e cultural de Portugal

    Objetivos: Reconhecer as principais áreas protegidas de Portugal. Discutir a sustentabilidade ambiental e económica das áreas protegidas.

    Descrição: Portugal tem apenas um parque Nacional, mas tem inúmeras áreas protegidas, reservas, sítios e monumentos classificados, todos eles de grande interesse paisagístico natural e cultural. A sua preservação é essencial para a sustentabilidade do território, ambiental e economicamente. Esta atividade propõe algumas tarefas de informação, pesquisa e consolidação sobre alguns aspetos deste património de Portugal. Pode ser o ponto de partida para outras viagens.

    Tarefas

    1. Ler informação das flashcards sobre património natural de Portugal. http://www.cfpor.pt/moodle30/course/view.php?id=62 | section-12
    2. Localizar o património, a partir dos flashcards, no mapa do ICNF e pesquisar informação sobre cada um destes locais (trabalho de pares).
    3. Fazer/traçar um percurso de visita de estudo no GoogleEarth web, passando por cada um destes lugares de património.
    4. Responder ao QUIZIZZ. Jogar com os colegas para ver quem consegue ter pontuação mais alta no conhecimento destes lugares de património.

    Pode-se sempre complementar a informação com pesquisa na Internet.

    Ano de Escolaridade: 11º Ano (Geografia A e Geografia dos Cursos Profissionais de Turismo) 

    Aprendizagens Essenciais: Identificar as principais áreas protegidas em Portugal, interpretando mapas (em formato analógico e/ou digital). Relacionar a localização dos principais espaços de proteção ambiental e o seu contributo para o equilíbrio sustentável de ordenamento do território. 

    Competências Gerais e Geográficas a desenvolver: Recolher, tratar e interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados. Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas.

    Conceitos associados: Área protegida. Economia com baixa emissão de carbono. Paisagem cultural. Parque Natural. PNA (Plano Nacional da Água). Rede Natura 2000. Reserva Natural. Tipos de Resíduos. 

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.

    Recursos: Fichas de Informação do GoConqr: https://www.goconqr.com/pt/flashcard/11796961/Paisagens-de-Portugal ou http://www.cfpor.pt/moodle30/course/view.php?id=62 | section-12Desafio Quizizz: https://quizizz.com/admin/quiz/5ec6d5f920e89d001bb67986Outros Recursos: Consulta do site do ICNF: http://www2.icnf.pt/portal/ap/areas-proteg

    Avaliação: Itinerário do Google Earth. Respostas do Quizizz. Autonomia na realização das tarefas.

    Sugestão da professora: Helena Magro

  • Este tópico

    Dia 36

    Atividade: Google Earth | Cesário Verde | Deambulações espácio-literárias na cidade de Lisboa. O sentimento dum ocidental

    Objetivos: Observar virtualmente as características das funções urbanas através do percurso poético de Cesário Verde. Comparar a Cidade descrita no poema com a cidade atual. Analisar a obra poética de Cesário Verde integrando-o nas correntes literárias do Século XIX.  

    Descrição: A proposta de hoje é um percurso virtual desde Alfama (bairro histórico de cultura popular de Lisboa) até ao Chiado (centro histórico e funcional) através da poesia de Cesário Verde, num verdadeiro quadro de realismo impressionista. A observação virtual, através do Google Earth, permite identificar as funções centrais e o seu nível hierárquico e, assim, comparar a cidade atual com a cidade do século XIX. 

    Ano de Escolaridade: 11º Ano 

    Aprendizagens Essenciais: Geografia A: Analisar padrões de distribuição espacial das diferentes áreas funcionais realçando as heterogeneidades funcionais e sociais no interior das cidades e suas áreas de expansão, sugerindo hipóteses explicativas.Comparar a evolução da organização interna da cidade com a evolução das acessibilidades e do uso e valor do solo, analisando informação de casos concretos, a diferentes escalas de análise. Português: Contextualizar textos literários portugueses dos séculos XVII ao XIX de vários géneros em função de grandes marcos históricos e culturais.Reconhecer valores culturais, éticos e estéticos manifestados nos textos.Debater, de forma fundamentada e sustentada, oralmente ou por escrito, pontos de vista fundamentados, suscitados pela leitura de textos e autores diferentes. 

    Tarefas

    • Abrir o Ficheiro KLM no Google Earth e seguir passo a passo o percurso do Poeta, lendo o poema e analisando, nas hiperligações propostas, o conteúdo espácio-literário.
    • Cada pessoa pode, a partir do Google Earth, realizar o percurso ao mesmo tempo que analisa o poema.
    • Abrir a vista de rua para identificar as funções atuais e as características do espaço urbano descrito no poema.
    • Pode-se complementar a informação com pesquisa na Internet de pontos e marcos referidos pelo poeta.
    • Realizar um debate sobre as interrelações entre as temáticas das disciplinas e as mais valias da análise interdisciplinar. 


    Competências Gerais e Geográficas a desenvolver: Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas.  

    Conceitos associados: Acessibilidade. Área funcional. Área metropolitana. CBD / Baixa. Centro urbano/cidade. Diferenciação funcional. Gentrificação / Nobilitação Urbana. Função rara/vulgar. Reabilitação urbana. Requalificação urbana. Renda locativa. Renovação urbana. 

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.  

    Recursos: Texto explicativo da atividade. Ficheiros Kml e Kmz para abrir no Google EarthFicha da Atividade (Poema, análise espacial e temporal e literária). Link para uma página onde consta o repositório das ligações: http://www.cfpor.pt/moodle30/course/view.php?id=62 | section-0Cesário Verde e a cidade do século XIXDescrição da atividade_Cesário Verde_CidadeLISTA DE OBRAS E TEXTOS PARA EDUCAÇÃO LITERÁRIA – 11.º ANO – Cesário Verde Cânticos do Realismo (O Livro de Cesário Verde) (leitura integral de “O Sentimento dum Ocidental”) 

    Avaliação: Avaliação e validação da credibilidade da informação recolhida. Identificação de informação disponível em diferentes fontes documentais. Organização e sistematização da informação recolhida. Aplicação e explicação de conceitos e/ou ideias chave. Apresentação/concretização do produto discursivo, em respeito pelas regras próprias de cada ambiente. Nota: O Importante será realizar o percurso no terreno, além do virtual, agora proposto. É possível também a Interdisciplinaridade com a Disciplina de História A, História e Cultura das Artes e Filosofia.  

    Sugestão dos professores: Maria Helena Magro (análise espácio-temporal, percurso no Google Earth) e Paulo Santos (análise literária)

  • Dia 35

    Atividade: Grelha de referência | Coordenadas geográficas

    Objetivos: Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico. Afastar a utilização de manual escolar. Participar em atividades lúdicas, promovendo simultaneamente a autoconfiança. Refletir sobre as ideias dos outros alunos. Saber ouvir. Partilhar ideias.  

    Descrição: Exercício de localização relativa e absoluta (sistema de coordenadas simples) de elementos, utilizando um mapa passível de ser utilizado com alunos do 1º ao 3º Ciclo.  

    Ano de escolaridade: 1º Ciclo, 2º Ciclo e 3º Ciclo

    Aprendizagens Essenciais: 3º Ano: Localizar, no planisfério ou no globo terrestre, as principais formas físicas da superfície da Terra (continentes, oceanos, cadeias montanhosas, rios, florestas, desertos). Distinguir formas de relevo (diferentes elevações, vales e planícies) e recursos hídricos (cursos de água, oceano, lagos, lagoas, etc.) do meio local, localizando-os em plantas ou mapas de grande escala. 5º Ano: Localizar Portugal continental e insular, em relação a diferentes espaços geográficos (Península Ibérica, Europa, Mundo), com recurso aos pontos cardeais e colaterais e a outros elementos geográficos de referência. 7º Ano: Descrever a localização relativa de um lugar, em diferentes formas de representação da superfície terrestre, utilizando a rosa dos ventos. Descrever a localização absoluta de um lugar, usando o sistema de coordenadas geográficas (latitude, longitude), em mapas de pequena escala com um sistema de projeção cilíndrica.  

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

    Recursos: Grelha de referência Nota: Uma por grupo e/ou aluno.

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (interpretação, mobilização de conceitos, correção científica e autonomia). 

    Sugestão da professora: Ana Cristina Câmara

  • Dia 34

    Atividade: TIC | A cidadania começa comigo e não acaba contigo

    Objetivos: Utilizar diferentes suportes de informação geográfica. Emitir e justificar opiniões. Utilizar vocabulário geográfico noutros contextos. 

    Descrição: Conceção de uma ONG sobre cuja missão é combater a violação dos direitos humanos das mulheres (nome, logotipo, situação-problema a minorar ou resolver, objetivos, formas de intervenção e apoios). O formato é livre, pode ser apresentação, poster e/ou filme.  

    Ano de Escolaridade: 8º Ano Geografia e Cidadania e Desenvolvimento 

    Aprendizagens Essenciais: Enunciar medidas para fomentar a cooperação entre povos e culturas, que coexistem no mesmo território. Participar de forma ativa em campanhas de sensibilização para minimizar os impactes ambientais, socioeconómicos e culturais da distribuição e evolução da população e do povoamento, a diferentes escalas. Explicar a importância do diálogo e da cooperação internacional na preservação da diversidade cultural. 

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.  

    ENEC: Direitos Humanos. Igualdade de Género. Interculturalidade. Saúde. Segurança, Defesa e Paz.  

    Recursos: Guião de trabalho ONG_alunos Nota: Um por grupo e/ou aluno. 

    Avaliação: Apreciação da ONG [apresentação e/ou poster (pertinência e rigor da informação, criatividade, profundidade da reflexão e qualidade do produto, identificação de informação disponível em diferentes fontes documentais)].  

    Sugestão do professor: André Silva

  • Dia 33

    Atividade:  WebSIG | O Covid-19 no Mundo

    Objetivos: Analisar os dados estatísticos associados à pandemia do covid 19. Interpretar as diversas formas de representação da superfície terrestre presentes no site. Extrair informação a partir da análise dos principais elementos de um mapa. Proceder ao tratamento estatístico de valores disponibilizados onlineRelacionar variáveis de forma a encontrar padrões de distribuição. Mobilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação. 

    Descrição: Com base num guião de trabalho, os alunos consultam o site do Center fos Systems Science and Engineering (CSSE) que disponibiliza dados relativos à evolução da pandemia do COVID-19, nomeadamente, o número de casos confirmados, o número de óbitos e o número de indivíduos recuperados à escala mundial. A consulta deste site serve de mote para a exploração dos mapas disponibilizados e respetivos elementos fundamentais, em especial, a legenda e a escala, bem como a orientação. Posteriormente, é solicitado aos alunos que, para além da consulta dos valores absolutos à escala da União Europeia, procedam ao cálculo de valores relativos que permitam efetuar a comparação entre países e, mediante a consulta do RDH de 2019, que permitam retirar conclusões acerca da relação entre os focos de infeção/percentagem de óbitos e o grau de desenvolvimento de cada país. Esta atividade serve para recordar conteúdos desde o 7ºano (Formas de representação da superfície terrestre), passando pelo 8ºano (Indicadores demográficos) até ao 9ºano de escolaridade (Contrastes de Desenvolvimento). 

    Ano de escolaridade: 3º Ciclo (7º e 9º Ano) 

    Aprendizagens Essenciais: Interpretar mapas temáticos simples (com uma variável), relativos a fenómenos demográficos e culturais, usando o título e a legenda.Reconhecer diferentes formas de representação do mundo de acordo com a posição geográfica dos continentes e com os espaços de vivência dos povos, utilizando diversas projeções cartográficas.Selecionar as formas de representação da superfície terrestre, tendo em conta a heterogeneidade de situações e acontecimentos observáveis a partir de diferentes territórios.Distinguir mapas de grande escala de mapas de pequena escala, quanto à dimensão e ao pormenor da área representada.Comparar a evolução do comportamento de diferentes variáveis demográficas, recolhendo e selecionando informação estatística e apresentando conclusões.Identificar padrões de distribuição de variáveis demográficas e suas causas próximas, utilizando mapas a diferentes escalas.Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender os processos demográficos. 

    Conceitos associados: Desenvolvimento humano. Escala (grande, pequena). Fotografia aérea. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Imagem de satélite. Mapa (demográfico, político, topográfico). Mortalidade. Planisfério. Planta. Óbito. 

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

    Recursos: Internet, Página do Covid-19 e Guião do aluno Nota: Um por grupo e/ou aluno. 

    Avaliação: Análise de conteúdo das respostas abertas (identificação correta dos lugares e valores; interpretação dos resultados, inter-relação dos conteúdos, utilização de vocabulário geográfico, capacidade de argumentação). 

    Sugestão dos professores: Ana Cristina Câmara, Daniel Dias e Susana Maurício Dias


  • Dia 32

    Atividade: SWOT | Áreas rurais 

    Objetivos: Analisar constrangimentos e oportunidades das áreas rurais em Portugal. Propor, de forma sustentada, medidas para cada fase SWOT. 

    Descrição: SWOT é um acrónimo oriundo do inglês, traduzindo: Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Fazer uma análise SWOT significa analisar uma questão, nas suas várias vertentes.

    • Forças (Pontos Fortes): associado à dimensão interna, traduz as vantagens internas;
    • Oportunidades: associado à dimensão externa, traduz os aspetos positivos do ambiente que envolve a situação analisada.
    • Fraquezas (Pontos Fracos): associado à dimensão interna, traduz as desvantagens internas;
    • Ameaças: associado à dimensão externa traduz os aspetos negativos do ambiente que envolve a situação analisada.

    A análise SWOT é uma técnica que nos permite analisar fenómenos complexos como, por exemplo, as complexidades estruturais ou conjunturais que influenciam as áreas rurais em Portugal.

    Tarefas:

    1. Trabalho Individual ou de pares.
    2. Ler cada uma das afirmações da ficha de trabalho.
    3. Escolher quatro para cada uma das vertentes SWOT.
    4. Debate em grupos de quatro alunos. Cada elemento do grupo fica responsável por cada uma das fases da análise.
    5. Justificar a escolha no grupo, por escrito ou oralmente.
    6. Preencher o quadro de análise SWOT com as escolhas do gupo.
    7. Juntar em grupo todos os responsáveis por cada uma das vertentes SWOT, já com as escolhas e respetivas justificações de cada grupo de quatro.
    8. Escolher as seis ou oito afirmações que consideram mais pertinentes e que melhor caracterizam as áreas rurais em Portugal.
    9. Construir conjuntamente na turma um quadro final de análise SWOT.
    10. A partir das escolhas do grupo turma, voltar aos grupos de quatro para preencher a folha de conclusões, isto é, exemplos de medidas possíveis para: Desenvolver as Forças (S); Ultrapassar as Fraquezas (W); Explorar as Oportunidades (O); Minimizar as Ameaças (T).

    Ano de Escolaridade: 11º Ano 

    Aprendizagens Essenciais: Analisar os principais constrangimentos ao desenvolvimento da agricultura portuguesa no domínio da produção, da transformação e da comercialização dos produtos, relatando exemplos concretos de deficiências estruturais do sector. Equacionar propostas de desenvolvimento rural, relacionando as potencialidades de aproveitamento de recursos endógenos com a criação de polos de atração e sua sustentabilidade.  

    Competências Gerais e Geográficas a desenvolver: Recolher, tratar e interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados. Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas.  

    Conceitos: Agenda 2000. Desenvolvimento sustentável. Emparcelamento. Espaço rural. Estrutura agrária. Estrutura fundiária. Indústria agroalimentar. PAC (Política Agrícola Comum). Paisagem agrária. Património cultural paisagístico. Pluriatividade. Produtividade agrícola. Região agrária. Rendimento agrícola. SAU (Superfície Agrícola Utilizada). TER. Tipos de agricultura. 

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

    Recurso: Ficha explicativa da atividade SWOT e Concetual SWOT  Nota: Uma por grupo e/ou aluno. 

    Avaliação: Apreciação das análises SWOT dos alunos (como, por exemplo, pertinência, argumentação e utilização de vocabulário geográfico, entre outros).

  • Dia 31

    Atividade:  WebSIG |  O Covid-19 em Portugal

    Objetivos:  Analisar os dados estatísticos associados à pandemia do covid 19. Proceder ao tratamento estatístico de valores disponibilizados onlineConstruir documentos gráficos relacionados com a distribuição geográfica da pandemia. Localizar concelhos de Portugal afetados pela infeção por COVID-19. Relacionar as medidas adotadas num país no sentido da mitigação dos efeitos da pandemia. Mobilizar as Tecnologias de Informação e Comunicação.

    Descrição: Com base num guião de trabalho, os alunos consultam o site da Direção Geral da Saúde que disponibiliza dados relativos à evolução da pandemia do COVID-19, nomeadamente, a localização dos principais focos de infeção, o número de casos confirmados, o número de óbitos, a evolução por grupo etário e por género, entre outras informações à escala municipal. Seguindo as instruções do guião, os alunos serão induzidos a fazer o tratamento estatístico da informação com a análise e construção de gráficos, bem como a interpretação dos resultados, tendo em conta as medidas adotadas pelas autoridades nacionais. 

    Ano de escolaridade: 10º Ano  

    Aprendizagens Essenciais: Comparar a evolução do comportamento de diferentes variáveis demográficas, recolhendo e selecionando informação estatística e apresentando conclusões. Identificar padrões de distribuição de variáveis demográficas e suas causas próximas, utilizando mapas a diferentes escalas. Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender os processos demográficos.  

    Conceitos associados: Bem-estar. Cooperação internacional. Grupo etário. Mortalidade. Óbito. Pandemia. Qualidade de vida.  

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

    Recursos: Internet, Site da DGS da Situação de Portugal, Google Earth, Excel e Guião do aluno Nota: Uma por grupo e/ou aluno.

    Avaliação: Lista de verificação dos elementos solicitados (valores, cálculos de percentagem, elementos gráficos). Correção científica dos elementos gráficos construídos e fórmulas de cálculo utilizadas. Análise de conteúdo das respostas abertas (identificação correta dos lugares e valores; interpretação dos resultados, inter-relação dos conteúdos, utilização de vocabulário geográfico, capacidade de argumentação).  

    Sugestão dos professores: Ana Cristina Câmara, Daniel Dias e Susana Maurício Dias

  • Dia 30

    Atividade: Estudo de Caso | Vazios Humanos

    Objetivos: Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico. Afastar a utilização de manual escolar. Participar em atividades lúdicas, promovendo simultaneamente a autoconfiança. Refletir sobre as ideias dos outros alunos. Saber ouvir. Partilhar ideias. 

    Descrição: Exercício de associação, hierarquização e sistematização de vocabulário geográfico. Esta associação pode e deve ser feita através de cores, para que seja fácil identificar a relação existente entre as afirmações e os vazios humanos correspondentes. 

    Ano de escolaridade: 8º e 12º Ano

    Aprendizagens Essenciais: 8º Ano: Relacionar as áreas de atração e de repulsão demográficas com fatores físicos e humanos, utilizando mapas a diferentes escalas. Explicar causas e consequências dos fluxos migratórios, a diferentes escalas. 12º Ano: Explicar os contrastes demográficos existentes a nível mundial. Compreender causas e consequências das principais dinâmicas demográficas a nível mundial.

    Conceitos associados: Acessibilidade. Área atrativa. Área repulsiva. Matéria-prima. Vazio humano. 

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

    Recursos: Vazios Humanos Nota: Uma por grupo e/ou aluno.

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (como, por exemplo, a pertinência, a justificação de opiniões, a utilização de vocabulário geográfico, entre outros). 

    Sugestão do professor: Pedro Damião

  • Dia 29

    Atividade: Simulação | Sr. Brown_migrações

    Objetivos: Sensibilizar para a temática das migrações. Desenvolver a capacidade de tomada de decisões e a resolução de problemas. Utilizar diferentes suportes de informação geográfica. Emitir e justificar opiniões. Utilizar vocabulário geográfico noutros contextos.  

    Descrição: As simulações são representações simplificadas da realidade, com cenário, regras e papéis. Para a realização da simulação do Sr. Brown são necessários os cartões e uma ficha de registo (podem tomar nota no caderno diário). Os alunos são confrontados com uma situação-dilema – situação de partida – e a partir desta terão que optar por uma das duas alíneas existentes. O desenrolar da simulação segue o mesmo processo. Em cada cartão, os alunos devem debater com o(s) colega(s) a opção a tomar e registar os argumentos que resultam do consenso do grupo.

     Ano de Escolaridade: 8º Ano, 10º Ano e 12º Ano

    Aprendizagens Essenciais: 8º Ano: Identificar padrões na distribuição dos fluxos migratórios, à escala nacional, europeia e mundial, enunciando fatores responsáveis por essa distribuição. Explicar causas e consequências dos fluxos migratórios, a diferentes escalas. Relatar medidas para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das populações urbanas, rurais e migrantes. 10º Ano: Comparar a evolução do comportamento de diferentes variáveis demográficas, recolhendo e selecionando informação estatística e apresentando conclusões. Equacionar medidas concretas para minimizar o envelhecimento da população portuguesa. 12º Ano: Explicar os padrões geográficos dos fluxos mundiais de população, evidenciando os seus principais fatores.Evidenciar consequências da desigual distribuição dos fluxos à escala mundial. 

    Conceitos associados: Bem-estar. Desemprego. Emigração. Êxodo rural. Fluxo migratório. Imigração. Migração. Movimento pendular. Necessidades básicas. Qualidade de vida. Refugiado. Saldo migratório.

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.

    ENEC: Direitos Humanos. Interculturalidade. Desenvolvimento Sustentável. Saúde. Segurança, Defesa e Paz.

    Recursos: Cartões da simulação (cada conjunto tem 16 cartões – um grupo de alunos) e ficha de registo

    Avaliação: Apreciação das sequências e das respetivas justificações dos alunos. 

    Sugestão do professor: Nuno Ferreira (APOGEO 23/24. pp. 63-72. Disponível em http://www.aprofgeo.org/apogeo/apogeo_23_24/index.html)

  • Dia 28

    Atividade: GEOicon | COVID_19

    Objetivos: Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico. Afastar a utilização de manual escolar. Participar em atividades lúdicas, promovendo simultaneamente a autoconfiança. Refletir sobre as ideias dos outros alunos. Saber ouvir. Partilhar ideias.  

    Descrição: Exercício de associação, hierarquização e sistematização de vocabulário geográfico tendo por base um ícone.  

    Ano de escolaridade: 3º Ciclo e Ensino Secundário

    Aprendizagens Essenciais: Mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigados, incluindo mapas, diagramas, globos, fotografia aérea e TIG (por exemplo Google Earth, Google Maps, Open Street Maps, GPS, SIG, Big Data, etc.). Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas. Realizar projetos, identificando problemas e colocando questões-chave, geograficamente relevantes, a nível económico, político, cultural e ambiental, a diferentes escalas. 

    Conceitos associados: Bem-estar. Cooperação internacional. Difusão espacial. Distância relativa. Fluxo de informação. Pandemia. Qualidade de vida. Saúde.

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

    ENEC: Desenvolvimento sustentável. Saúde. Risco. 

    Recursos: GEOicon_Covid  Nota: Um por grupo e/ou aluno 

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos aquando da explicação do fenómeno em estudo com base nos ícones (como, por exemplo, a pertinência, a justificação de opiniões, a utilização de vocabulário geográfico, entre outros). 

    Sugestão do professor: Pedro Damião

  • Dia 27

    Atividade: IDEAL | Analfabetismo

    Objetivos: Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico. Afastar a utilização de manual escolar. Participar em atividades lúdicas, promovendo simultaneamente a autoconfiança. Refletir sobre as ideias dos outros alunos. Saber ouvir. Partilhar ideias.

    Descrição: Exercício de análise, sistematização e organização de informação geográfica partindo de uma imagem. 

    Ano de escolaridade: 3º Ciclo

    Aprendizagens Essenciais: Relacionar os níveis de desenvolvimento com os fatores internos e externos que os condicionam. Enumerar soluções para atenuar os contrastes de desenvolvimento. Mobilizar corretamente o vocabulário e as técnicas geográficas para explicar a interação dos diferentes fenómenos.  

    Conceitos associados: Analfabetismo. Bem-estar. Desemprego. Migração. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Qualidade de vida. Taxa de escolarização.  

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.

    ENEC: Direitos Humanos. Igualdade de Género. Interculturalidade. Desenvolvimento Sustentável. Saúde. Segurança rodoviária. Risco. Segurança, Defesa e Paz.

    Recursos: IDEAL_Analfabetismo Nota: Um por grupo de alunos e/ou aluno

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (como, por exemplo, a pertinência, a justificação de opiniões, a utilização de vocabulário geográfico, entre outros).

    Sugestão do professor: Pedro Damião

  • Dia 26

    Atividade do dia: Thinglink | Geografia à janela | O litoral de Portugal. Que sustentabilidade?

    Objetivos: Mobilizar diferentes conceitos através da observação do que se vê, neste caso: o litoral e o mar. Reconhecer características geográficas da realidade. Refletir sobre o que se observa. Utilizar o conceito de “Geografia à janela” para elaborar trabalhos diversificados sobre as temáticas das Aprendizagens Essenciais de Geografia. Partilhar emoções, em estado de reclusão.

    Descrição: “Geografia à Janela” é uma experiência de aprendizagem para treinar a observação geográfica, em qualquer lugar, e que permite a análise de uma diversidade de paisagens de “janela para janela”. É uma tarefa individual, mas que possibilita que as interpretações do que se observa possa ser partilhada por todos, enriquecendo o vocabulário geográfico. Devem ser selecionadas palavras cujos conceitos sejam geográficos. Na janela do exemplo, podem abordar-se as temáticas ligadas ao litoral e ao mar. O exercício está realizado em Thinglink. Desta forma pode ser editado para responder a questões ou para identificar conceitos. No final deve-se elaborar um texto síntese com o título: “O litoral de Portugal, que sustentabilidade?”

    Tarefa: Thinglink_Geografia à janela. LitoralNota: Pode-se sempre complementar a informação com pesquisa na Internet

    Ano de Escolaridade: 10º Ano

    Aprendizagens Essenciais: Relacionar a posição geográfica dos principais portos nacionais e a sua relação com a direção dos ventos, das correntes marítimas, a linha de costa, e o relevo marinho. Descrever os principais tipos de pesca, recolhendo e selecionando informação estatística e apresentando conclusões. Relacionar a pressão sobre o litoral com a necessidade do desenvolvimento sustentado das atividades de lazer e de exploração da natureza, apresentando casos concretos reportados em fontes diversas. 

    Competências Gerais e Geográficas a desenvolver: Recolher, tratar e interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados. Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas. 

    Conceitos associados: Águas territoriais. Zona contígua. Erosão marinha. Abrasão marinha. Plataforma continental. Praia. Recurso piscícola. Tipos de pesca. Quotas de pesca. Ordenamento da Orla Costeira.  

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.  

    ENEC: Desenvolvimento sustentável. Educação Ambiental. Risco.

    Recursos: Thinglink; todas as janelas de Portugal 

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (como, por exemplo, a pertinência, a justificação de opiniões, a utilização de vocabulário geográfico, entre outros).

    Sugestão da professora: Helena Magro

  • Dia 25

    Atividade: GEOicon | Cheias (Mondego)

    Objetivos: Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico. Afastar a utilização de manual escolar. Participar em atividades lúdicas, promovendo simultaneamente a autoconfiança. Refletir sobre as ideias dos outros alunos. Saber ouvir. Partilhar ideias. 

    Descrição: Exercício de associação, hierarquização e sistematização de vocabulário geográfico tendo por base um ícone. 

    Ano de escolaridade: 9 º Ano 

    Aprendizagens Essenciais: Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas. Realizar projetos, identificando problemas e colocando questões-chave, geograficamente relevantes, a nível económico, político, cultural e ambiental, a diferentes escalas. Identificar os fatores de risco de ocorrência de catástrofes naturais, numa determinada região. Relacionar características do meio com a possibilidade de ocorrência de riscos naturais.     

    Conceitos associados: Catástrofe (natural e antrópica). Perigo-risco-dano. Cheia. 

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

    ENEC: Risco. Educação Ambiental.

    Recurso: GEOicon_cheias Nota: Um por grupo e/ou aluno 

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos aquando da explicação do fenómeno em estudo com base nos ícones (como, por exemplo, a pertinência, a justificação de opiniões, a utilização de vocabulário geográfico, entre outros). 

    Sugestão do professor: Pedro Damião

  • Dia 24

    Atividade: Brainwritting | Regiões agrárias (Portugal)

    Objetivos: Identificar características das regiões agrárias partindo da observação de imagens.

    Descrição: Vamos valorizar e conhecer melhor o nosso território e as suas atividades fundamentais como a agricultura, a criação de gado e até a silvicultura, pois estas são as atividades primárias que nos alimentam. Neste caso, podemos fazer uma revisão dos principais conceitos e ao mesmo tempo refletir sobre as mudanças que se têm operado na agricultura em Portugal, nos últimos anos, por exemplo, os novos agricultores e as novas formas de agricultura, incluindo as estufas ou o greening.

    Tarefas: 1. Observar cada imagem e relacioná-la com uma região agrária, escolhendo uma palavra que defina cada característica das diferentes regiões. 2. O trabalho pode ser realizado em trabalho colaborativo, em que cada grupo de alunos observa as mesmas imagens e tem a grelha comum de respostas. As palavras que definem cada característica das regiões agrárias não se podem repetir. 3. Pode-se sempre complementar a informação com pesquisa na Internet.  

    Ano de Escolaridade: 11º Ano 

    Aprendizagens Essenciais: Descrever a distribuição de diferentes variáveis que caracterizam as regiões agrárias, relacionando-as com fatores físicos e humanos. Equacionar propostas de desenvolvimento rural, relacionando as potencialidades de aproveitamento de recursos endógenos com a criação de polos de atração e sua sustentabilidade. 

    Competências Gerais e Geográficas a desenvolver: Recolher, tratar e interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados. Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas. 

    Conceitos associados: Espaço rural. Estrutura agrária. Estrutura fundiária. Indústria agroalimentar. Paisagem agrária. Património cultural paisagístico. Região agrária. Tipos de agricultura.

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.

    ENEC: Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Saúde.

    Recursos: Brainwriting, Portefólio de imagens e Ficha Síntese

    Avaliação: Apreciação dos itinerários e dos transportes selecionados (como, por exemplo, a pertinência e a justificação de opiniões, a utilização de vocabulário geográfico, entre outros). 

    Sugestão da professora: Helena Magro

  • Dia 23

    Atividade: TIC | À descoberta dos transportes em Portugal. O percurso mais rápido ou o mais barato

    Objetivos: Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico. Afastar a utilização de manual escolar. Participar em atividades de descoberta a partir da pesquisa online. Reconhecer que a Coesão Territorial e o conhecimento do território são fundamentais para a tomada de decisões. Refletir sobre as ideias dos outros alunos. Saber ouvir. Partilhar ideias. 

    Descrição: Exercício de associação, hierarquização e sistematização das características da mobilidade dos diferentes meios de transporte em Portugal. 

    Ano de escolaridade: 8º Ano e 11º Ano 

    Aprendizagens Essenciais: 8º Ano: Comparar os diferentes tipos de transporte quanto às respetivas vantagens e desvantagens. Identificar padrões na distribuição de diferentes redes de transporte e telecomunicações, a nível mundial, e em Portugal, enunciando fatores responsáveis pela sua distribuição. Selecionar o modo de transporte mais adequado em função do fim a que se destina e das distâncias (absolutas e relativas). 11º Ano: Avaliar a competitividade dos diferentes modos de transporte, de acordo com a finalidade, e o papel das redes de transportes e telecomunicações no desenvolvimento, a diferentes escalas de análise. Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica, para analisar as redes de transportes e telecomunicações. 

    Conceitos associados: Acessibilidade. Ciberespaço. Distância-custo. Distância relativa. Distância-tempo. Modo e meio de transporte. Redes de transportes. Sistema multimodal. Telecomunicações. 

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

    ENEC: Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Saúde. Segurança rodoviária. Risco.

    Recursos: Transportes_Guião do aluno, Ficha de trabalho e pesquisa de sítios na Internet , Serviços e RFN, Mapa rodoviário PC, REDE RODOVIÁRIA

    Avaliação: Apreciação dos itinerários e dos transportes selecionados (como, por exemplo, a pertinência e a justificação de opiniões, a utilização de vocabulário geográfico, entre outros).

    Sugestão das professoras: Ana Cristina Câmara e Emília Sande Lemos

  • Dia 22

    Atividade:  GEOjornal | Problemas urbanos

    Objetivos: Utilizar as afinidades e diferenças mais importantes. Emitir e justificar opiniões. Utilizar vocabulário geográfico noutros contextos. 

    Descrição: Analisar um conjunto de notícias sobre a solução encontrada para quatro problemas urbanos da cidade de Lisboa. A partir da leitura de uma notícia de um jornal, sobre um problema urbano concreto, os alunos devem identificar o problema em causa e a solução encontrada, emitir opiniões sobre a solução encontrada, justificando-as e, por último, enumerar medidas que possam contribuir para minorar o problema. 

    Ano de Escolaridade: 8º Ano e 11º Ano

    Aprendizagens Essenciais: 8º Ano: Identificar problemas das áreas urbanas que afetam a qualidade de vida e o bem-estar das populações, aplicando questionários. Relatar medidas para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar das populações urbanas, rurais e migrantes. 11º Ano: Divulgar exemplos concretos de ações que permitam a resolução de problemas ambientais e de sustentabilidade – no espaço rural ou urbano, próximo do aluno, revelando capacidade de argumentação e pensamento crítico.

    Conceitos associados: Acessibilidade. Arrendamento. CBD/Baixa ou centro da cidade. Centro urbano/cidade. Gentrificação. Mobilidade urbana. Poluição. População urbana. Reabilitação urbana. Renda locativa. Requalificação urbana. Renovação urbana. Resíduos urbanos. Saneamento básico. Trânsito. 

    Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

    ENEC: Direitos Humanos. Interculturalidade. Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Saúde. Segurança rodoviária. Risco. Segurança, Defesa e Paz. 

    Recursos: GEOjornal_Guião do alunoGEOjornal_Layout_problemas urbanos

    Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos face ao problema identificado e respetiva solução (como, por exemplo, a pertinência e a justificação de opiniões, a utilização de vocabulário geográfico, entre outros).

    Sugestão do professor: André Silva

  • Dia 21

    Feito com Padlet
    • Dia 21

      Atividade: TIC | afinidades na $treet

      Objetivos: Encontrar afinidades nas características socioeconómicas e culturais em diferentes países do mundo. Repensar “que aquilo nos une é mais forte do que o que nos separa”. Utilizar as TIC para investigar conteúdos relacionados com a diversidade cultural e os contrastes de desenvolvimento.

      Descrição: A página Dollar Street é uma parte do projeto gapminder.org criado pelo sueco Hans Rolling, disponível em https://www.gapminder.org/dollar-street/matrix. A Dollar Street constitui um portefólio de 30.000 fotos, sobre 264 famílias, em 50 países diferentes. A informação surge organizada por grupos de famílias, de diversos lugares no mundo, com o mesmo rendimento global. Os valores correspondentes a cada família são em dólares com paridade do poder de compra. Os alunos deverão descobrir afinidades entre várias famílias, a partir da consulta da informação existente na página da Dollar Streetregistando-as numa grelha construída para o efeito. As afinidades partem do valor monetário (em dólares) e podem dispersar-se pelas características de agregado familiar (o número de pessoas, idades e/ou grupos etários predominantes, género, tipologia familiar,…), da rua (pavimento, tipos de construções, materiais de construção, automóveis,…), a casa (tipos de habitação, materiais de construção, número de divisões, tipo de mobiliário,…), modos de vida, consumíveis, profissões, sonhos e aspirações da família, entre muitas outras informações.

      Tarefas

      I.           Acede à página Dollar Street através do link https://www.gapminder.org/dollar-street/matrix

      II.         Utiliza as imagens das famílias da “Dollar Street” para preencher a tabela com as características de cada família.

      III.       Assinala as semelhanças que encontras entre todas as famílias colorindo as células da tabela de cor verde caro.

      IV.      Assinala as diferenças que encontras entre todas as famílias colorindo as células da tabela de cor azul caro.

      V.        Elabora um pequeno texto síntese com as afinidades e as diferenças. Onde existem mais semelhanças entre as famílias? Que afinidades existem entre as diversas famílias e os seus componentes?

      +extra+

      I.           Escolhe agora 4 famílias do mesmo País, mas com rendimentos muito diferenciados, e faz o mesmo exercício.

      II.        Elabora um pequeno texto síntese onde destaques as afinidades e diferenças mais importantes.


      Ano de Escolaridade: 8º e 9º anos e 12º ano

      Aprendizagens Essenciais: 8º Ano: Reconhecer aspetos que conferem singularidade a cada região, comparando características culturais, do povoamento e das atividades económicas. 9º Ano: Relacionar os níveis de desenvolvimento com os fatores internos e externos que os condicionam. Apresentar situações concretas de desigualdades de desenvolvimento e possíveis formas de as superar. 12ºAno: Explicar os contrastes demográficos existentes a nível mundial. Exemplificar ações concretas de atuação das comunidades no cumprimento dos ODS e da Agenda XXI Local. Evidenciar a necessidade da cooperação internacional para a resolução dos problemas globais. 

      Competências Gerais e Geográficas a desenvolver: Recolher, tratar e interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados. Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas. 

      Conceitos associados: Bem-estar. Crescimento económico. Desenvolvimento humano. Exclusão social. Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Fome. Índice de Desigualdade de Género (IDG). Índice de felicidade. Índice de Gini. Necessidades básicas. Nível de vida. Organização Mundial de Saúde (OMS). Produto Nacional Bruto (PNB) per capita. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Produto Interno Bruto (PIB) per capita. Qualidade de vida. Refugiado. Sobrenutrição. Subnutrição. 

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

      ENEC: Direitos Humanos. Igualdade de Género. Interculturalidade. Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Saúde. Segurança rodoviária. Risco. Segurança, Defesa e Paz. 

      Recursos: Página Dollar Street através do link https://www.gapminder.org/dollar-street/matrix , Padlet | AfinidadesnaDollarStreet com chancela gapminder.org e  Atividade_afinidadesna$treet Nota: Uma por grupo de alunos e/ou aluno

       Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos.

      Sugestão das professoras: Ana Cristina Câmara e Maria Helena Magro

    • Dia 20

      Atividade: IDEAL | Migrações clandestinas

      Objetivos: Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico. Afastar a utilização de manual escolar. Participar em atividades lúdicas, promovendo simultaneamente a autoconfiança. Refletir sobre as ideias dos outros alunos. Saber ouvir. Partilhar ideias. 

      Descrição: Exercício de análise, sistematização e organização de informação geográfica partindo de uma imagem. 

      Ano de escolaridade: 8º Ano 

      Aprendizagens Essenciais: Explicar causas e consequências dos fluxos migratórios, a diferentes escalas. Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalasLocalizar, no espaço e no tempo, lugares, fenómenos geográficos (físicos e humanos) e processos que intervêm na sua configuração, em diferentes escalas, usando corretamente o vocabulário geográfico. Mobilizar corretamente o vocabulário e as técnicas geográficas para explicar a interação dos diferentes fenómenos. 

      Conceitos associados: Bem-estar. Desemprego. Migração. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Qualidade de vida.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

      ENEC: Direitos Humanos. Igualdade de Género. Interculturalidade. Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Saúde. Segurança rodoviária. Risco. Segurança, Defesa e Paz.

      Recursos: IDEAL_Migrações Nota: Um por grupo de alunos e/ou aluno

      Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (como, por exemplo, a pertinência, a justificação de opiniões, a utilização de vocabulário geográfico, entre outros).

      Sugestão do professor: Pedro Damião

    • Dia 19

      Atividade: MatchUp | Competências geográficas

      Objetivos: Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico. Afastar a utilização de manual escolar. Participar em atividades lúdicas, promovendo simultaneamente a autoconfiança. Refletir sobre as ideias dos outros alunos. Saber ouvir. Partilhar ideias. 

      Descrição: Exercício de sistematização e de associação de um conjunto de características relativas a diferentes tipos de gráficos e mapas à respetiva imagem. 

      Ano de escolaridade: 3º Ciclo 

      Aprendizagens Essenciais: Mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigados, incluindo mapas, diagramas, globos, fotografia aérea e TIG (por exemplo Google Earth, Google Maps, Open Street Maps, GPS, SIG, Big Data, etc.). Representar gráfica, cartográfica e estatisticamente a informação geográfica. Mobilizar corretamente o vocabulário e as técnicas geográficas para explicar a interação dos diferentes fenómenos. 

      Conceitos associados: Gráfico de barras. Gráfico de dispersão. Gráfico radial. Gráfico termopluviométrico. Gráfico triangular. Histograma. Mapa coropleto. Mapa de fluxos. Mapa de isolinhas. Mapa de pontos. Mapa de símbolos proporcionais. Pirâmide etária. Sectograma. 

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

      Recursos: Match Up competências geográficas Nota: Um por grupo de alunos e/ou aluno

      Avaliação: Apreciação das associações dos alunos e, ainda, a pertinência e a utilização de vocabulário geográfico na justificação das associações efetuadas.

      Sugestão da professora: Ana Cristina Câmara

    • Dia 18

      Atividade: Gráficos Animados | Mopti

      Objetivos: Utilizar o vocabulário geográfico, em descrições orais e escritas de lugares e regiões e/ou fenómenos geográficos. Discutir aspetos geográficos dos lugares/regiões/assuntos em estudo, recorrendo a um exemplo de uma situação problema. Ordenar e classificar as características dos fenómenos geográficos, enumerando os fatores mais importantes para a resolução de uma situação problema.

      Descrição: Exercício de associação de pequenos textos/situações (pequenos relatos do quotidiano de algumas famílias do Mali) ao mês atendendo à informação dos gráficos de caudal e termopluviométrico. Os alunos devem começar por analisar os gráficos e depois ler com atenção as informações existentes em cada um dos 12 textos (cartões com os relatos dos diferentes personagens). Por último, devem organizar os textos (cartões) associando-os a um único mês do ano. 

      Ano de escolaridade: 9º Ano

      Aprendizagens Essenciais: Mobilizar corretamente o vocabulário e as técnicas geográficas para explicar a interação dos diferentes fenómenos. Compreender as características dos diferentes climas da superfície terrestre enumerando os elementos e os fatores climáticos que os distinguem. 

      Conceitos associados: Agricultura. Caudal. Criação de gado. Pesca. Migração. Regime termopluviométrico. Transumância. 

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

      ENEC: Interculturalidade. Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Risco.

      Recursos: personagens, gráficos (caudal e termopluviométrico) e relatos/cartões Nota: Um conjunto por cada grupo de alunos

      Avaliação: Ordenação correta e correspondência das diferentes situações ao respetivo mês. Apreciação das justificações das respostas dos alunos (pertinência, correção científica, utilização de vocabulário geográfico, …).

      Sugestão da professora: Ana Cristina Câmara – Adaptado de Firmino e Anke Uhlenwinkel (traduzido e adaptado de Living graphs: climate graph and river regime graph.

    • Dia 17

      Atividade: Conceitos por palavras e imagens | distribuição e evolução da população

      Objetivos: Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico. Afastar a utilização de manual escolar. Participar em atividades lúdicas, promovendo simultaneamente a autoconfiança. Refletir sobre as ideias dos outros alunos. Saber ouvir. Partilhar ideias. 

      Descrição: Exercício de associação, hierarquização e sistematização de vocabulário geográfico. 

      Ano de escolaridade: 10º e 12º Ano 

      Aprendizagens Essenciais: 10º Ano: Identificar padrões de distribuição de variáveis demográficas e suas causas próximas, utilizando mapas a diferentes escalas. Explicar as assimetrias regionais na distribuição da população portuguesa, evidenciando os fatores naturais e humanos que as condicionam. 12º Ano: Compreender as assimetrias existentes no mundo atual em termos demográficos, sociais, económicos e ambientais, e os fatores potenciadores e dissuasores que as geram ou minimizam. Explicar os contrastes demográficos existentes a nível mundial. Compreender causas e consequências das principais dinâmicas demográficas a nível mundial.  

      Conceitos associados: Continente. Cuidados de saúde materno-infantil. Envelhecimento. Escolarização. Estrutura etária. Floresta. Migração. Relevo. Saúde. Taxa bruta de natalidade. Urbanização. 

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

      ENEC: Direitos Humanos. Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Saúde. Risco.

      Recursos: Conceitosporpalavraseimagens_distribuiçãodapopulação Nota: Uma por aluno

      Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (como, por exemplo, a pertinência, a justificação de opiniões, a utilização de vocabulário geográfico, entre outros).

      Sugestão do professor: Pedro Damião

    • Dia 16

      Atividade:  Nearpod | Sistema urbano

      Objetivos: Compreender o sistema urbano Português-Ibérico-Europeu, transportes e Arco Metropolitano de Lisboa através da aplicação interativa do NEARPOD.

      Descrição: Apresentação interativa, NEARPOD, sobre o sistema urbano Português-Ibérico-Europeu, transportes e Arco Metropolitano de Lisboa, com diferentes tipos de suportes (imagens, mapas e gráficos) e hiperligações para filmes e sítios da internet relacionados com os temas, para orientar a construção do conhecimento, intercalada com quizzes e itens de seleção para aferir conceitos.

      Ano de Escolaridade: 11º Ano

      Aprendizagens Essenciais: Analisar padrões de distribuição espacial das diferentes áreas funcionais realçando as heterogeneidades funcionais e sociais no interior das cidades e áreas de expansão e sugerindo hipóteses explicativas. Comparar a evolução da organização interna da cidade com a evolução das acessibilidades e do uso e valor do solo, analisando informação de casos concretos, a diferentes escalas de análise. 

      Competências Gerais e Geográficas a desenvolver: Recolher, tratar e interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados. Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas. 

      Conceitos associados: Aglomeração urbana. Área de influência ou hinterland. Bipolarização urbana. Policentrismo. Centralidade. Coesão territorial. Complementaridade. Cooperação territorial. Descentralização. Desconcentração. Deseconomia de aglomeração. Economia de aglomeração. Lugar central. Macrocefalia. Rede urbana. Arco metropolitano. Sistema urbano. 

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

      ENEC: Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Saúde. Segurança rodoviária. Risco. Segurança, Defesa e Paz.

      Recursos: Nearpod_sistema urbano

      Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (como, por exemplo, a pertinência, a justificação de opiniões, a utilização de vocabulário geográfico, entre outros). Nota: Pode ser utilizado tal como está ou duplicá-lo na sua conta para edição e partilha com os seus alunos.

      Sugestão da professora: Helena Magro

    • Dia 15

      Atividade: Conceitos por palavras e imagens I Vocabulário geográfico

      Objetivos: Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico. Afastar a utilização de manual escolar. Participar em atividades lúdicas, promovendo simultaneamente a autoconfiança. Refletir sobre as ideias dos outros alunos. Saber ouvir. Partilhar ideias.

      Descrição: Exercício de associação, hierarquização e sistematização de vocabulário geográfico. 

      Ano de escolaridade: 8º e 9º Ano 

      Aprendizagens Essenciais: 8º Ano: Relacionar as áreas de atração e de repulsão demográficas com fatores físicos e humanos, utilizando mapas a diferentes escalas. Reconhecer aspetos que conferem singularidade a cada região, comparando características culturais, do povoamento e das atividades económicas. 9º Ano: Relacionar os níveis de desenvolvimento com os fatores internos e externos que os condicionam. Identificar os fatores de risco de ocorrência de catástrofes naturais, numa determinada região. Relacionar características do meio com a possibilidade de ocorrência de riscos naturais. Identificar soluções técnico-científicas que contribuam para reduzir o impacte ambiental das atividades humanas (ex.: rearborização, utilização de produtos biodegradáveis, energias renováveis; 3Rs, etc.). Consciencializar-se para a necessidade de adotar medidas coletivas e individuais, no sentido de preservar o património natural, incrementar a resiliência e fomentar o desenvolvimento sustentável.

      Conceitos associados: Abrasão. Arriba. Bioma. Catástrofe natural. Curso do rio. Efeito de estufa. Globalização. Industrialização. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Saneamento básico. Setor I. Taxa bruta de mortalidade. Urbanização. Vale.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.

      ENEC: Direitos Humanos. Igualdade de Género. Interculturalidade. Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Saúde. Segurança rodoviária. Risco. Segurança, Defesa e Paz.

      Recursos: Conceitosporpalavraseimagens_vocabulariogeografico Nota: Uma por grupo e/ou aluno

      Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (como, por exemplo, pertinência dos conceitos associados e justificações, utilização de vocabulário geográfico; entre outros).

      Sugestão do professor: Pedro Damião

    • Dia 14

      Atividade: Bola de neve I Subnutrição versus sobrenutrição

      Objetivos: Debater um tema, em contexto de sala de aula, a partir da discussão dos conceitos ou indicadores. Participar em atividades lúdicas, promovendo simultaneamente a autoconfiança. Refletir sobre as ideias dos outros alunos. Saber ouvir. Partilhar ideias.

      Descrição: A Bola de Neve é uma experiência de aprendizagem onde se pretende a troca e partilha de ideias, entre dois ou mais indivíduos, não implica moderação de um terceiro elemento e em que os alunos têm de selecionar/conjugar indicadores para definir um determinado fenómeno ou facto, justificando aos colegas as suas decisões.

      Esta tarefa desenvolve-se em cinco fases diferentes nas quais os alunos trabalham em grupos de dimensões diferentes:

      1. Individualmente escolher nove conceitos que estejam associados a um tema.
      2. Com o colega do lado seis conceitos.
      3. Em grupo de quatro alunos escolher três conceitos.
      4. Em plenário de turma escolher três conceitos – espaço de discussão com todos os elementos da turma.
      5. Após a escolha dos três conceitos, em plenário de turma, promove-se um pequeno espaço de discussão, em que o professor vai esboçando um mapa mental de conceitos, um esquema concetual e/ou um quadro para sistematizar o assunto debatido.

       Ano de escolaridade: 9º e 12º Ano

      Aprendizagens Essenciais: 9º Ano: Relacionar os níveis de desenvolvimento com os fatores internos e externos que os condicionam. Apresentar situações concretas de desigualdades de desenvolvimento e possíveis formas de as superar. 12ºAno: Explicar os contrastes demográficos existentes a nível mundial. Exemplificar ações concretas de atuação das comunidades no cumprimento dos ODS e da Agenda XXI Local. Evidenciar a necessidade da cooperação internacional para a resolução dos problemas globais.

      Conceitos associados: Bem-estar. Fome. Índice de Pobreza Multidimensional (IPM). Necessidades básicas. Nível de vida. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Qualidade de vida. Sobrenutrição. Subnutrição.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos; Informação e comunicação; Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.

      ENEC: Direitos Humanos. Igualdade de Género. Interculturalidade. Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Saúde. Risco. Segurança, Defesa e Paz.

      Recursos: subnutriçãoversussobrenutrição Nota: Uma por aluno

      Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (como, por exemplo, a pertinência dos conceitos selecionados e justificações, utilização de vocabulário geográfico entre outros). Nota1: Esta atividade é facilmente adaptada a outros conteúdos. Nota2: Na impossibilidade de realizar em sala de aula, presencialmente, sugere-se que a atividade se desenvolva com os diferentes elementos da família.

      Sugestão da professora: Ana Cristina Câmara

    • Dia 13

      Atividade: Onde?

      Objetivos: Ler coordenadas de localização e identificação de lugares. Distinguir entre facto e opinião. Utilizar a orientação para determinar o lugar possível e a direção da foto e assim tirar conclusões acerca do fenómeno registado. Analisar os fatores que provocaram a situação indiciadora da situação da foto. 

      Descrição: Esta atividade é uma forma simples de abordar problemas complexos. A partir da observação cuidada de uma imagem, os alunos extraem toda a informação disponível e relacionam-na com factos não observáveis diretamente na foto.

      Ano de escolaridade: 9º, 10º, 11º e 12º Ano

      Aprendizagens Essenciais: 9º Ano: Identificar os fatores de risco de ocorrência de catástrofes naturais, numa determinada região. Relacionar as condições meteorológicas extremas com os riscos e a ocorrência de catástrofes naturais.

      10º e 11º Ano: Descrever a distribuição geográfica e a variação anual da temperatura e da precipitação e relacioná-las com a circulação geral da atmosfera. Divulgar exemplos concretos de ações que permitam a resolução de problemas ambientais e de sustentabilidade – no espaço rural ou urbano, próximo do aluno, revelando capacidade de argumentação e pensamento crítico. 12ºAno: Evidenciar a necessidade da cooperação internacional para a resolução dos problemas globais.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.

      Recursos: Onde?  Nota: Uma por aluno e/ou grupo de alunos.

      Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (como, por exemplo, a pertinência, a justificação de opiniões, a utilização de vocabulário geográfico, a pesquisa de informação, entre outros). Nota: Esta atividade é possível ser concretizada nas mais variadas situações, desde que se disponha da informação geográfica de localização da foto.

      Sugestão da professora: Helena Magro

    • Dia 12

      Atividade: Desemparelhado/odd one out | Tempo e clima

      Objetivos: Mobilizar e associar conceitos para a mesma realidade/facto analisado. Reconhecer características da realidade/facto analisado. Afastar a utilização de manual escolar.

      Descrição: Desemparelhado é uma experiência de aprendizagem para construir e clarificar concetualmente a compreensão da terminologia geográfica, em que o processo de classificar torna-se mais consciente, informado e mais sofisticado.O aluno seleciona a palavra que não faz parte de um conjunto e justifica porquê. 

      Ano de escolaridade: 7º, 9º e 10º Ano

      Aprendizagens Essenciais: 7º Ano: Distinguir clima e estado de tempo, utilizando a observação direta e diferentes recursos digitais (sítio do IPMA, por exemplo). Reconhecer a zonalidade dos climas e biomas utilizando representações cartográficas (em suporte físico ou digital). 9º Ano: Compreender as características dos diferentes climas da superfície terrestre enumerando os elementos e os fatores climáticos que os distinguem. 10º Ano: Descrever a distribuição geográfica e a variação anual da temperatura e da precipitação e relacioná-las com a circulação geral da atmosfera. 

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo; Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.

      ENEC: Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Risco.

      Recursos:  Desemparelhado_3ºCiclo_Tempo e clima e Desemparelhado_ES_Tempo e clima

      Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (como, por exemplo, a pertinência, a justificação de opiniões, a utilização de vocabulário geográfico, entre outros). Nota1: A apresentação é passível de ser transformada num Google forms, Kahoot ou QuizizzNota2: O número de palavras Taboo deve ser diretamente proporcional à idade dos alunos, ou seja, quanto mais jovens menos palavras devem ser colocadas. 

      Sugestão da professora: Ana Cristina Câmara

    • Dia 11

      Atividade  Sopa de Letras | União Europeia

      Objetivos: Utilizar diferentes suportes de informação geográfica. Identificar de forma lúdica os países da União Europeia.

      Descrição: Sopa de letras com os países da União Europeia pós BREXIT.

      Ano de escolaridade: 1º 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico e Ensino Secundário

      Aprendizagens Essenciais: Reconhecer as principais etapas da construção da União Europeia, analisando fontes diversas. Mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigados, incluindo mapas, diagramas, globos, fotografia aérea e TIG (por exemplo Google Earth, Google Maps, Open Street Maps, GPS, SIG, Big Data, etc.).

      Conceitos associados: Brexit. União Europeia.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.

      Recursos:  SopadeLetras#UniãoEuropeia Nota: Uma por aluno

      Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos.Nota: Pode ser feito digitalmente com a coloração/sombreado das quadrículas, gravado com outro nome e enviado ao professor. 

      Sugestão da professora: Ana Cristina Câmara


    • Dia 10

      Atividade: Peddy-Paper#virtual I Avenida da Liberdade

      Objetivos: Observar virtualmente as características das funções urbanas na Avenida da Liberdade e nas áreas vizinhas. Referenciar as mudanças observadas em relação ao texto do Peddy-Paper (datado de 2017). 

      Descrição: Numa altura em que a regra é “ficar em casa”, tornando-se comum a entrega porta-a-porta, muitas funções centrais tornaram-se cada vez mais dispersas no espaço urbano, libertando as áreas mais centrais da cidade. A proposta de hoje é uma visita de estudo virtual ao Centro da cidade de Lisboa – Avenida da Liberdade e áreas adjacentes – para observar as funções centrais e respetivo nível hierárquico. 

      Tarefa: Com base no guião da visita, cada pessoa pode, a partir do Google Earth ou Google Maps, realizar virtualmente a visita e, à medida que se desloca, preencher a respetiva ficha, respondendo às questões. Para tal, deverá abrir a vista de rua e seguir pelos números de porta ou pelas pistas, observar os edifícios e referenciar as suas funções, assim como, as mudanças detetadas nas Avenidas e ruas adjacentes. As fotos pedidas durante o trajeto podem ser substituídas por “print screen” e pode-se sempre complementar a informação com pesquisa na Internet.

      Ano de Escolaridade: 11º Ano

      Aprendizagens Essenciais: Analisar padrões de distribuição espacial das diferentes áreas funcionais realçando as heterogeneidades funcionais e sociais no interior das cidades e suas áreas de expansão, sugerindo hipóteses explicativas. Comparar a evolução da organização interna da cidade com a evolução das acessibilidades e do uso e valor do solo, analisando informação de casos concretos, a diferentes escalas de análise.

      Competências Gerais e Geográficas a desenvolver: Recolher, tratar e interpretar informação geográfica e mobilizar a mesma na construção de respostas para os problemas estudados. Aplicar o conhecimento geográfico, o pensamento espacial e as metodologias de estudo do território, de forma criativa, em trabalho de equipa, para argumentar, comunicar e intervir em problemas reais, a diferentes escalas. 

      Conceitos associados: Acessibilidade. Área funcional. Área metropolitana. CBD / Baixa. Centro urbano. Cidade. Diferenciação funcional. Gentrificação. Nobilitação Urbana. Função rara/vulgar. Reabilitação urbana. Requalificação urbana. Renda locativa. Renovação urbana.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

      ENEC: Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Risco.

      Recurso:  Guião#peddy-paper

      Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (como, por exemplo, a pertinência, a utilização de vocabulário geográfico, entre outros). Nota: O trajeto pode ser realizado no telemóvel, também de forma virtual, a partir da App ActionBound. No final, pode obter a sua pontuação, enviando a informação por email, do percurso virtual!

      O QrCode da visita na aplicação é: https://actionbound.com/bound/Lisboa

      No final, pode obter a sua pontuação, enviando a informação por email, no final do percurso virtual!

      Sugestão da professora: Helena Magro

    • Dia 9

      Atividade Sopa de Letras | Europa

      Objetivos: Utilizar diferentes suportes de informação geográfica. Identificar de forma lúdica os países da Europa.

      Descrição: Sopa de letras com os países da Europa.

      Ano de escolaridade: 3º Ciclo e Ensino Secundário

      Aprendizagens Essenciais: Mobilizar diferentes fontes de informação geográfica na construção de respostas para os problemas investigados, incluindo mapas, diagramas, globos, fotografia aérea e TIG (por exemplo Google Earth, Google Maps, Open Street Maps, GPS, SIG, Big Data, etc.).

      Conceitos associados: Europa

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.

      Recursos:  SopadeLetras#Europa Nota: Uma por aluno

      Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos. Nota: Pode ser feito digitalmente com a coloração/sombreado das quadrículas, gravado com outro nome e enviado ao professor.

      Sugestão da professora: Ana Cristina Câmara

    • Dia 8

      Atividade: Kahoot | Transportes

      Objetivos: Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico sobre os diferentes tipos de transporte. Determinar a acessibilidade de lugares a partir de redes topológicas simples. Afastar a utilização de manual escolar. Mobilizar as TIC a partir de conteúdos geográficos.

      Descrição: Utilização da APP Kahoot sobre os transportes.

      Ano de escolaridade: 8º Ano

      Aprendizagens Essenciais: 8º Ano: Comparar os diferentes tipos de transporte, quanto às respetivas vantagens e desvantagens. Identificar padrões na distribuição de diferentes redes de transporte e telecomunicações, a nível mundial e em Portugal, enunciando fatores responsáveis pela sua distribuição. Determinar a acessibilidade de lugares, simulando redes topológicas simples. 11º Ano: Avaliar a competitividade dos diferentes modos de transporte, de acordo com a finalidade e o papel das redes de transportes e telecomunicações no desenvolvimento, a diferentes escalas de análise. Relacionar a organização espacial das principais redes de transporte com a distribuição da população e do tecido empresarial. Interpretar o padrão de distribuição das redes de telecomunicações através da análise de mapas (em formato analógico e/ou digital). Evidenciar a importância da inserção das redes de transporte nacionais nas redes europeias e transcontinentais, refletindo sobre a posição de Portugal no espaço europeu e atlântico.

       Conceitos associados: Acessibilidade. Ciberespaço. Distância-custo. Distância relativa. Distância-tempo. Difusão espacial. Efeito barreira. Modo e meio de transporte. Rede topológica. Redes de transportes. Sistema multimodal. Telecomunicações. Transhipment.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico. 

      ENEC: Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Saúde. Segurança rodoviária. Risco.

      Recursos:  Kahoot#Transportes 

      Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos. Nota: O recurso deve ser replicado para a conta do professor para que o mesmo tenha acesso às respostas dos alunos e/ou poder editar e adaptá-lo às suas turmas.

      Sugestão da professora: Ana Cristina Câmara

    • Dia 7

      Atividade: Colorir conceitos | Bacias hidrográficas e Litoral

      Objetivos: Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico. Afastar a utilização de manual escolar.

      Descrição: Exercício de associação de conceitos utilizando a cor verde para os conceitos das bacias hidrográficas e o azul para os do litoral.

      Ano de escolaridade: 1º e 2º Ciclo

      Aprendizagens Essenciais: 1º Ciclo: Distinguir formas de relevo (diferentes elevações, vales e planícies) e recursos hídricos (cursos de água, oceano, lagos, lagoas, etc.) o meio local, localizando-os em plantas ou mapas de grande escala. 2º Ciclo: Descrever e representar em mapas as principais características da geografia física (relevo, clima, hidrografia e vegetação) em Portugal e na Península Ibérica, utilizando diferentes variáveis visuais (cores e símbolos).

      Conceitos associados: Afluente. Arquipélago. Arriba. Bacia hidrográfica. Baía. Cabedelo. Cabo. Caudal. Delta. Enseada. Estuário. Foz. Golfo. Ilha. Leito. Mar. Margem. Nascente. Península. Planície aluvial. Planície litoral. Praia. Promontório. Rede hidrográfica. Ribeira. Rio. Vale.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.

      ENEC: Desenvolvimento Sustentável. Educação Ambiental. Risco.

      Recursos: Ficha#Conceitos (editável ou pdf) Nota: Uma por aluno

      Avaliação:  Apreciação das respostas dos alunos. Nota1: A apresentação é passível de ser transformada num Google forms, Kahoot ou Quizizz.

      Sugestão da professora: Ana Cristina Câmara

    • Dia 6

      Atividade: 6W | Mapa mental (mind map)

      Objetivos: Responder a questões geográficas para descrever um lugar ou um fenómeno. Utilizar vocabulário geográfico noutros contextos.

      Descrição: Exercício de descrição de um lugar ou um fenómeno utilizando os 6W. A partir de uma imagem, selecionada pelo professor e/ou pelo aluno, o aluno elabora uma descrição utilizando alguns dos tópicos dos 6W.

      Ano de escolaridade: EB (1º, 2º, 3º ciclos)

      Aprendizagens Essenciais: 1º Ciclo: Descrever elementos naturais e humanos do lugar onde vive através da recolha de informação em várias fontes documentais. Comunicar conhecimentos relativos a lugares, regiões e acontecimentos. Reconhecer e valorizar o património natural e cultural - local, nacional, etc. - identificando na paisagem elementos naturais (sítios geológicos, espaços da Rede Natura, etc.) e vestígios materiais do passado (edifícios, pontes, moinhos e estátuas, etc.), costumes, tradições, símbolos e efemérides. Relacionar a distribuição espacial de alguns fenómenos físicos (relevo, clima, rede hidrográfica, etc.) com a distribuição espacial de fenómenos humanos (população, atividades económicas, etc.) a diferentes escalas. 2º Ciclo: Descrever situações concretas referentes a alterações na paisagem, decorrentes da ação humana. Explicar a ação de fatores naturais e humanos na distribuição da população e do povoamento no território nacional (áreas atrativas e áreas repulsivas). 3º Ciclo: Descrever impactes da ação humana na alteração e ou degradação de ambientes biogeográficos, a partir de exemplos concretos e apoiados em fontes fidedignas. Reconhecer aspetos que conferem singularidade a cada região, comparando características culturais, do povoamento e das atividades económicas. Descrever situações de equilíbrio ou rutura entre a população e os recursos naturais, em diferentes contextos geográficos e económicos, explicando a ação de fatores naturais e humanos. Identificar os fatores de risco de ocorrência de catástrofes naturais, numa determinada região.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.

      Recursos: 6W e Imagens_6W

      Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (como, por exemplo, a pertinência, a justificação de opiniões, a utilização de vocabulário geográfico, entre outros).

      Sugestão da professora: Ana Cristina Câmara

    • Dia 5

      Atividade: 5W I Catástrofes Naturais

      Objetivos: Responder a questões geográficas para descrever catástrofes naturais a partir de imagens. Utilizar vocabulário geográfico noutros contextos.

      Descrição: A utilização do 5W constitui um exemplo de exploração e análise de imagens sobre um lugar ou um fenómeno, potenciadoras da utilização de vocabulário geográfico.

      Ano de escolaridade:  9º Ano

      Aprendizagens Essenciais: Identificar os fatores de risco de ocorrência de catástrofes naturais, numa determinada região. Relacionar características do meio com a possibilidade de ocorrência de riscos naturais. 

      Conceitos associados: Catástrofe (natural e antrópica). Perigo-risco-dano. Risco natural (vaga de calor, vaga de frio, seca, cheia, tempestade, deslizamento, inundação, sismo, vulcão).

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.

      ENEC: Risco. Educação Ambiental.

      Recursos: 5W_Apresentação e Imagens_5W

      Avaliação: Apreciação das respostas aos 5W (como, por exemplo, a pertinência, a justificação de opiniões, a utilização de vocabulário geográfico, entre outros).

      Sugestão da professora: Ana Cristina Câmara

    • Dia 4

      Atividade:  Tapete de categorias | População e mobilidade

      Objetivos: Articular com rigor o uso consistente do conhecimento geográfico. Afastar a utilização de manual escolar. Participar em atividades lúdicas promovendo simultaneamente a autoconfiança. Refletir sobre as ideias dos outros alunos. Saber ouvir. Partilhar ideias.

      Descrição: Exercício de associação, hierarquização e sistematização de vocabulário geográfico. Esta associação pode e deve ser feita através de cores, para que a seja fácil ao observador a relação existente entre os vários conceitos.

      Ano de escolaridade: 8º e 10º Ano

      Aprendizagens Essenciais: 8º Ano: Relacionar as áreas de atração e de repulsão demográficas com fatores físicos e humanos, utilizando mapas a diferentes escalas. Explicar causas e consequências dos fluxos migratórios, a diferentes escalas. 10º Ano: Identificar padrões de distribuição de variáveis demográficas e suas causas próximas, utilizando mapas a diferentes escalas. Explicar as assimetrias regionais na distribuição da população portuguesa, evidenciando os fatores naturais e humanos que as condicionam.

      Conceitos associados: Área atrativa. Área repulsiva. Catástrofe natural. Clandestino. Densidade populacional. Desemprego. Emigração. Envelhecimento. Êxodo rural. Fluxo migratório. Globalização. Imigração. Interculturalidade. Migração. Movimento pendular. Multiculturalidade. Refugiado. Rizicultura. Saldo migratório. Taxa de urbanização. Vazio humano. Xenofobia.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.

      Recursos:  Tapete de categorias Nota: Um por grupo e/ou aluno

      Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (como, por exemplo, a pertinência, a justificação de opiniões, a utilização de vocabulário geográfico, entre outros).

      Sugestão do professor: Pedro Damião

    • Dia 3

      Atividade: Taboo | Litoral

      Objetivos: Definir vocabulário geográfico utilizando palavras Taboo. Mobilizar vocabulário análogo que expresse a mesma ideia/traduza o mesmo significado. Afastar a utilização de manual escolar. Participar em atividades lúdicas promovendo simultaneamente a autoconfiança. Refletir sobre as ideias dos outros alunos. Saber ouvir. Partilhar ideias.

      Descrição: Exercício de definição de conceitos com a introdução de palavras Taboo, ou seja, o aluno deve redigir um conceito sem utilizar as palavras Taboo.

      Regras: 

      Na redação dos conceitos não podem ser utilizados: 

                i.            estrangeirismos (como por exemplo, water como sinónimo de água);

              ii.             símbolos químicos (como por exemplo, H2O como sinónimo de água);

             iii.            palavras da mesma família (como por exemplo, areal em relação a areia).

       Ano de escolaridade:  7º e 10º Ano

      Aprendizagens Essenciais: 7º Ano: Demonstrar a ação erosiva dos cursos de água e do mar, utilizando esquemas e imagens. Identificar fatores responsáveis por situações de conflito na gestão dos recursos naturais (bacias hidrográficas, litoral), utilizando terminologia específica, à escala local e nacional. 10º Ano: Relacionar a pressão sobre o litoral com a necessidade do desenvolvimento sustentado das atividades de lazer e de exploração da natureza, apresentando casos concretos reportados em fontes diversas.

      Conceitos associados: Abrasão marinha. Formas de relevo do litoral e fluvio-marinhas [arriba (morta e viva), praia, cabo, baía, península, ilha, arquipélago, restinga, ilha-barreira, duna, sistema lagunar, tômbolo, estuário, delta]. Litoral. Plataforma de abrasão. Plataforma continental. Profundidade.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Raciocínio e resolução de problemas. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.

      Recursos: Taboo_litoral Nota: Uma por grupo e/ou aluno

      Avaliação: Apreciação das redações dos conceitos (como, por exemplo, a pertinência, a justificação de opiniões, a utilização de vocabulário geográfico, entre outros). Nota1: Esta apresentação é passível de ser transformada num Google forms, Kahoot ou QuizizzNota2: O número de palavras Taboo deve ser diretamente proporcional à idade dos alunos, ou seja, quanto mais jovens menos palavras devem ser colocadas.

      Sugestão das professoras: Ana Cristina Câmara e Helena Magro

    • Dia 2

      Atividade: Imagem mentirosa | Cheias Tejo

      Objetivos: Realizar um exercício de observação de uma imagemTreinar a observação de pormenores. Formular questões. Aplicar vocabulário geográfico noutros contextos.

      Descrição: Exercício de observação pormenorizada de uma imagem onde os alunos vão ajustando as suas interpretações à medida que a mesma vai sendo revelada. O professor começa por apresentar uma pequena parte da imagem depois, sucessiva e paulatinamente, vai desvendando a mesma até apresentar a totalidade da superfície representada, até apresentar a totalidade da imagemNota: As imagens sucessivas devem mostrar informação que induzam e/ou forcem o aluno a uma mudança de opinião.

      Ano de escolaridade: 9º e 10º Ano

      Aprendizagens Essenciais: 9º Ano: Identificar os fatores de risco de ocorrência de catástrofes naturais, numa determinada região. Relacionar características do meio com a possibilidade de ocorrência de riscos naturais. 10º Ano: Relacionar as especificidades climáticas, as disponibilidades hídricas e os regimes dos cursos de água de diferentes regiões portuguesas, apresentando um quadro síntese para cada região.

      Conceitos associados: Carta de risco. Catástrofe natural. Caudal (estiagem e ecológico). Erosão de solo. Erosão fluvial. Impacte ambiental. Observação indireta. Leito (estiagem e inundação). Margem. Planície aluvial. Regime pluviométrico. Risco. Vale. Vertente.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.

      ENEC: Risco. Educação Ambiental.

      Recursos: Imagem Mentirosoa

      Avaliação: Apreciação das respostas dos alunos (pertinência, justificação de opiniões, utilização de vocabulário geográfico, …) à medida que vai sendo revelada as diferentes partes da imagemNota: A apresentação é possível de ser transformada num Google forms, Kahoot, Quizizz ou Mentimeter

      Sugestão da professora: Ana Cristina Câmara

    • Dia 1

      Atividade: Thinglink | Estudo (virtual) da paisagem 

      Objetivos: Realizar um exercício online de observação indireta de uma paisagem. Mobilizar as TIC a partir de conteúdos geográficos.

      Descrição:  Com o auxílio de um guião os alunos editam um Thinglink. Ao colocar o cursor sobre os ícones os alunos têm tarefas diferentes para realizar: os ícones verdes têm informações relativas ao elemento da paisagem (identificação e descrição, localização e links); os ícones vermelhos são editáveis para os alunos os completarem.

      Ano de escolaridade: 7º Ano

      Aprendizagens Essenciais: Situar exemplos de paisagens no respetivo território a diferentes escalas geográficas, ilustrando com diversos tipos de imagens. Aplicar as Tecnologias de Informação Geográfica, para localizar, descrever e compreender os lugares.

      Conceitos associados: Agricultura. Elemento natural e elemento humano. Formas de relevo (planície aluvial e serra). Funções urbanas. Multifuncionalidade dos elementos da paisagem. Observação indireta. Paisagem. Rede hidrográfica (rio, leito, margem e mouchão). Rede viária. Unidade de paisagem.

      Áreas de Competências do PASEO: Linguagens e textos. Informação e comunicação. Pensamento crítico e pensamento criativo. Desenvolvimento pessoal e autonomia. Saber científico, técnico e tecnológico.

      Recursos: Thinglink e guião do aluno

      Avaliação: Apreciação do conteúdo dos ícones editados do Thinglink enviado pelos alunos (identificação e descrição do elemento da paisagem incluindo a função e localização; utilização de vocabulário geográfico; inserção de imagens, links e/ou áudios, …). Nota: Como o Thinglink pode ser editado em simultâneo por mais do que um aluno, o desafio pode ser lançado ao mesmo tempo para um grupo de alunos.

       Sugestão da professora: Ana Cristina Câmara